Senadores propõem mudança de sistema de governo no Brasil

Uma Proposta de Emenda Constituicional assinada por 27 senadores na tarde de hoje (9) prevê a mudança do presidencialismo para o parlamentarismo no País

Postado em: 09-03-2016 às 17h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Senadores propõem mudança de sistema de governo no Brasil
Uma Proposta de Emenda Constituicional assinada por 27 senadores na tarde de hoje (9) prevê a mudança do presidencialismo para o parlamentarismo no País

No auge da crise de governabilidade, o presidencialismo está sendo colocado em xeque por 27 senadores, que assinaram uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que prevê a mudança do sistema de governo para o parlamentarismo no Brasil. O projeto foi protocolado nesta quarta-feira (9) no Senado.

A PEC estabelece um sistema misto. O governo seria administrado por um primeiro-ministro indicado pela maioria da Câmara dos Deputados. O presidente da República, eleito pelo voto popular, teria funções limitadas às de chefe de Estado. Ou seja, caberia ao primeiro-ministro comandar o governo, com poderes que hoje estão nas mãos da presidência da República. É o caso, por exemplo, da indicação de ministros e do presidente do Banco Central e de edição de medidas provisórias.

Continua após a publicidade

“Estamos diante da necessidade de promover um aperfeiçoamento institucional na democracia brasileira. Hoje, todos os avanços decorrentes da Constituição de 1988 estão ameaçados pela crise. Não podemos permitir que a democracia brasileira seja vilipendiada em razão dessa conjuntura difícil por que passa o Brasil”, disse Aloysio Nunes.

Pela PEC, caberá ao Congresso Nacional votar moções de confiança ou de desconfiança do primeiro-ministro. Os parlamentares poderiam, com isso, mantê-lo, ou retirá-lo do seu cargo. O Brasil foi parlamentarista entre 1961 e 63 também em momento de crise política. O parlamentarismo, como sistema de governo, foi rejeitado em plebiscito em 1993. (Agência O Globo) 

Veja Também