“Lula se dispõe a dialogar com a oposição”, diz Paim

Senador petista diz que o ex-presidente afirmou, em encontro em Brasília, que se for para ajudar o Brasil ele aceitaria ocupar um ministério.

Postado em: 12-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: “Lula se dispõe a dialogar com a oposição”, diz Paim
Senador petista diz que o ex-presidente afirmou, em encontro em Brasília, que se for para ajudar o Brasil ele aceitaria ocupar um ministério.

Venceslau Pimentel

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse ontem, em Goiânia, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso decida aceitar convite da presidente Dilma Rousseff para ocupar um ministério, vai viajar pelo país, em busca de diálogo com empresários, trabalhadores e com a até a oposição.

Continua após a publicidade

O assunto foi tratado no café da manhã, na residência oficial do presidente do Senador, Renan Calheiros (PMDB-AL), na quarta-feira, em Brasília. “Eu percebi que Lula resiste à ideia (de se tornar ministro). Ele enfatizou muito essa linha de raciocínio, que se for para ajudar o Brasil, ele se dispõe a fazer qualquer coisa. E se ele aceitar, ele disse que será por medo de ser preso”, disse Paim, pouco antes de participar de audiência pública sobre o projeto que regulamenta contratos de terceirização e as relações de trabalho deles decorrentes, do qual é o relator no Senado.

O pedido de prisão preventiva do ex-presidente foi feito pelo Ministério Público de São Paulo, e anunciado na tarde de quarta-feira, juntamente com outras seis pessoas envolvidas, entre elas, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. A denúncia envolve Lula pela suposta tentativa de esconder que é dono do apartamento tríplex, em Guarujá, no litoral paulista. A decisão está nas mãos da juíza Maria Priscilla Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. “Lula não disse se aceitaria (ocupar o projeto). Eu tenho muito cuidado (em relação a isso), mas ele poderá até aceitar”.

Para o senador petista, a prisão de Lula, que já é idolatrado, fatalmente haveria uma comparação ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela que ficou 27 anos no cárcere. “Mas por aqui ele não vai ficar preso. Se depender da explicação que ele nos deu”.  

Veja Também