Bancada do PMDB dividida sobre rompimento com PT

Parte dos vereadores peemedebistas já não vota mais sob a orientação do Paço Municipal. Avaliação é de que a ruptura entre os dos partidos é questão de tempo

Postado em: 14-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bancada do PMDB dividida sobre rompimento com PT
Parte dos vereadores peemedebistas já não vota mais sob a orientação do Paço Municipal. Avaliação é de que a ruptura entre os dos partidos é questão de tempo

Sara Queiroz

A ruptura entre PT e PMDB, que parece iminente, ainda estar vindo a passos lentos dentro do Paço Municipal e também na Câmara de Vereadores. Na semana passada, o prefeito Paulo Garcia (PT) exonerou comissionados indicados por peemedebistas, porém, as mudanças ainda não chegaram ao primeiro escalão do governo municipal. Na Câmara, apenas dois vereadores, Clécio Alves (PMDB) e Célia Valadão (PMDB), estão acompanhando votos contra o prefeito. Os outros cinco partidários ainda não deixaram por completo a base de Paulo Garcia e ainda votam com o petista, inclusive na matéria sobre a concessão da Saneago, que tinha direcionamento contrário do diretório metropolitano do PMDB.

Continua após a publicidade

Há mais de um mês o prefeito tem realizado reuniões com secretários e auxiliares para ter uma posição dos peemedebistas em relação à aliança entre as duas siglas. Diante de respostas incertas, ele começou a tirar os cargos comissionados, mas nada direto ao alto escalão. Já na Câmara, no início dos trabalhos deste ano legislativo, Paulo Garcia parecia ter perdido todos os apoiadores peemedebistas, com a derrubada de vários vetos, mas voltou a ter o apoio da maioria deles em votações polêmicas como a concessão de mais 30 anos para a Saneago.

O vereador Mizair Lemes Júnior (PMDB) defende que o momento é de cautela na questão de votações e apoio dentro da Câmara. Ele declara que tudo irá depender das próximas conversas e entendimento do PMDB, internamente, e também com o PT. Porém, ele defende que a aliança entre os dois partidos, pelo menos nas votações, siga até o final do ano: “nós estamos com o prefeito Paulo Garcia desde o início do mandato e acho temos que ter uma coerência de findar esse mandato, de colocar os projetos da prefeitura e da Câmara de Goiânia em primeiro lugar”.

Mizair diz que no momento não é necessário envolver o momento eleitoral com o trabalho legislativo dentro da Casa. Segundo o vereador, esse também é o entendimento da maioria dos seus colegas peemedebistas: “dos sete vereadores do PMDB, cinco tem o entendimento de dar continuidade no projeto de governo e finalizar esse projeto de governo do prefeito Paulo Garcia”. Sobre os dois vereadores que já votam contra o prefeito, Célia Valadão e Clécio Alves, o peemedebista diz o rompimento ocorreu por questões anteriores e não está relacionado ao posicionamento das eleições.

“Nós agora queremos dar continuidade, terminar esse projeto, porque não podemos largar no meio do caminho. O trabalho nosso é continuar dando apoio para a prefeitura conseguir fazer uma boa gestão”, pontuou Mizair. 

(Foto: Arquivo O Hoje)

Veja Também