Secretário anuncia mudança em concurso da polícia

Projeto que prevê certame será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa

Postado em: 16-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretário anuncia mudança em concurso da polícia
Projeto que prevê certame será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa

Sara Queiroz

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Penitenciária, José Eliton (PSDB), anunciou ontem algumas mudanças no anteprojeto do concurso público para preencher três mil vagas nas Polícias Militar e Civil, entre elas a exigência de curso superior para os candidatos, que anteriormente seria apenas para nível médio, e ainda alteração no interstício da carreira, que diminuiria de cinco anos, como era a proposta inicial, para quatro. O secretário também disse que um novo concurso para os cargos de bombeiros militares, delegados de polícia e para agentes do Procon também está sendo analisado após pedidos das entidades.

Continua após a publicidade

O comunicado de José Eliton veio após reunião com o governador Marconi Perillo (PSDB), para um balanço das atividades da Secretaria e também para discutir as novas medidas a serem usadas pelo Estado para o combate à criminalidade. A mudança no projeto dos concursos para novos policiais foi, segundo o secretário, acordado entre as entidades representativas da classe e a Secretaria. “Houve um pleito das entidades no sentindo de se estabelecer o nível superior, assim com a queda no interstício de cinco para quatro anos”, relatou.

De acordo com ele, o projeto está passando por uma última análise e deve ser entregue para a Assembleia Legislativa até o final dessa semana. Se aprovada na Casa, o secretário diz que o edital será lançado o mais rápido possível. Sobre os possíveis concursos para bombeiros, delegados da Polícia Civil e agentex do Procon, Eliton afirmou que o tema foi levantado e discutido durante a reunião, salientando que o governador está “ está sensibilizado, e ficou de fazer uma análise para também se posicionar em relação a esses temas”.

O secretário também falou sobre as obras relacionadas à Segurança Pública, e disse que já há recursos para a finalização do Instituto Médico Legal (IML) das cidades de Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Luziânia e Águas Lindas, além de estar finalizando as verbas para a conclusão do presidio de Anápolis. Para a conclusão de novos presídios estaduais, a Secretaria ainda espera decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que proibiu os repasses do Tribunal de Justiça ao Governo. 

‘Novo cangaço’ foi tema de reunião com Marconi 

Na reunião entre Marconi Perillo, José Eliton e outros representantes das forças de segurança pública, também foi discutida a questão do chamado “novo cangaço”, com roubos a agências bancárias nas cidades do interior do Estado, principalmente na região norte. O secretário explicou que o problema não é em Goiás, mas que “está usando todo aparato de inteligência para solucionar crimes em relação a essa temática”.

“A inteligência já está apurando, já está investigando desde o episódio de São Miguel do Araguaia. Toda a investigação sendo realizada, nos próximos dias já estaremos avançando nessa questão”. Ele disse que a Secretaria pretende priorizar investimentos na área de tecnologia e ferramentas de inteligência, e estruturar o Comando de Operação de Divisas (COD) na região norte do Estado, para ter ações ação preventivas e coibir crimes dessa natureza.

Avaliação

A reunião com o secretário e comandantes da PM, na Secretaria de Segurança Pública, é, segundo o governador Marconi Perillo, parte de “uma rotina” que ele está realizando ao visitar todas as secretarias do governo para conversar sobre avaliações de cada área. Estavam reunidos com o governado e José Eliton o comandante-geral da PM, Divino Alves; o delegado geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio; o superintendente de Ações Integradas da SSP, Emannuel Henrique; o subcomandante dos Bombeiros, Divino Aparecido de Melo; os superintendentes da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos; do Procon Goiás, Darlene Araújo; e de Gestão e Finanças da SSP, Luciana Daher. O resultado, segundo o governador, “foi bastante satisfatório”.

O secretário José Eliton disse que a reunião serviu para fazer um balanço dos primeiros dias à frente da Secretaria, e que passou ao governador os indicadores relativos ao combate a criminalidade, além de planejar as novas medidas que devem ser implementadas pelo órgão. Segundo ele, a situação financeira da Secretaria também foi detalhada ao governador, para que os próximos investimentos na área de tecnologia e inteligência sejam realizados.

Referindo-se ao combate à criminalidade, nos últimos dias, José Eliton relatou que em duas semanas duas quadrilhas especializadas em roubos a bancos foram presas, além da deflagração da Operação Esfacela, que identificou e tirou o comando de quadrilhas de dentro de presídios do interior. “É importante destacar que no combate à criminalidade a ostensividade das policias já vem resultado declínio dos indicadores”, declarou o secretário. Afirmou que não querer pautar essa discussão, no momento, porque eles podem ser ocasionados por conta de outras situações, mas que o momento é de “consolidar números para que tenhamos um norte a seguir, que deve ser a ostensividade, ação forte da PM respaldada pelo aparato de investigação da Polícia Civil”. 

Veja Também