Corrida sucessória tem dez na disputa

Diretório do PMDB confirma disposição de Iris Rezende em participar do pleito. Vereador Djalma Araújo é o nome da Rede para a sucessão de Paulo Garcia

Postado em: 25-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Corrida sucessória tem dez na disputa
Diretório do PMDB confirma disposição de Iris Rezende em participar do pleito. Vereador Djalma Araújo é o nome da Rede para a sucessão de Paulo Garcia

Sara Queiroz

Overeador Djalma Araújo (Rede) lançou nessa semana sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia. Trata-se do décimo nome a entrar na disputa à sucessão do petista Paulo Garcia (PT), considerando que Iris Rezende (PMDB), mesmo não tendo se colocado como tal, teve o seu nome anunciado pelo presidente do diretório metropolitano, deputado Bruno Peixoto.

Djalma afirma que a sua candidatura irá recolocar as esquerdas no debate sobre o futuro da capital. Com a posição do vereador, a capital tem agora nove pré-candidaturas para a disputa majoritária de 2016, com grande parte delas fazendo parte da base aliada do governador. Porém, até outubro, esse número pode diminuir a depender das alianças partidárias feitas para as chapas.

Continua após a publicidade

Djalma Araújo, que está em seu sexto mandato como vereador, afirmou que decidiu ser pré-candidato à prefeitura, pois é preciso “reinventar a cidade”. Para ele, apesar de várias pessoas e partidos terem se colocado a disposição para disputar a eleição, a maioria deles é do “mesmo ninho político” e “são representantes dos setores econômicos de Goiânia”.

“Nossa candidatura vem com esse objetivo, de dialogar com as pessoas de bem de todos os partidos, um projeto para a cidade de Goiânia. Nosso planejamento vai sair do comerciante, da dona de casa, das pessoas que estão no bairro”, declarou. O principal projeto de seu plano de governo será o orçamento participativo, que segundo ele, foi uma das primeiras conquistas programáticas da esquerda e consta no plano diretor da capital.

O vereador disse que espera a visita da presidente nacional do partido e ex-senadora, Marina Silva, para a convenção do partido que irá oficializar sua candidatura. Sobre alianças, ele declara que conversa com Psol e PCB, além de outros partidos de esquerda para formarem uma agenda para as eleições. Mas o Psol também já tem pré-candidato para a disputa da prefeitura: professor Flávio Sofiat. A oficialização do nome de Flávio foi feita no início do mês, avalizada por todos os membros do diretório. 

Base do governo estadual com 3 nomes 

Outros pré-candidatos confirmados por suas siglas para a disputa eleitoral de Goiânia são: Giuseppi Vecci (PSDB); Iris Rezende (PMDB); Delegado Waldir (PR); Luis Bittencourt (PTB); Adriana Accorsi (PT); Vanderlan Cardoso (PSB); Francisco Júnior (PSD) e Denise Carvalho (PC do B). O ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) também está cotado para assumir a postura de pré-candidato nos próximos dias. Alguns aliados já dão como certa sua candidatura, porém, até hoje não há nada confirmado por parte do peemedebista.

A base do governador Marconi Perillo (PSDB) se divide nessa primeira parte da disputa. Vão ser, no mínimo, três candidatos: Vecci, Bittencout e Francisco Júnior. Porém, não há atritos entre os postulantes e entre esses e o governador, e a expectativa é que o maior número de escolhas traga como conseqüência o segundo turno.

As convenções partidárias para homologação dos nomes dos candidatos são de 20 de julho a cinco de agosto desse ano. Nos anos eleitorais anteriores as datas das convenções eram em junho. 

Veja Também