Apoiadores de Dilma e Lula vão às ruas contra “golpe”

Manifestantes fizeram ontem protestos em várias cidades do país contra o impeachment da presidente

Postado em: 01-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Apoiadores de Dilma e Lula vão às ruas contra “golpe”
Manifestantes fizeram ontem protestos em várias cidades do país contra o impeachment da presidente

Além de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, outros sete estados registraram ontem manifestações a favor da democracia e do governo da presidente Dilma Rousseff. Manifestantes foram às ruas de cidades em Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Em Maceió, dezenas de pessoas estão concentradas na Praça Monte Pio, no centro da cidade. Não foi divulgada uma estimativa do número de participantes. No município de Araci, na Bahia, cerca de 500 pessoas, segundo os organizadores, se reuniram na Praça da Conceição no final de manhã, com gritos ‘contra o golpe’. Segundo cálculos da PM, o número de participantes era de 40 a 50.

Continua após a publicidade

Em Fortaleza, as pessoas, muitas usando vermelho e com faixas pedindo democracia, se concentram na Praça da Bandeira, no centro. O ato prevê uma caminhada até a Praça Almirante Jaceguaí. Ainda não há uma estimativa do número de participantes.

A Paraíba teve manifestações em duas cidades. Em Cajazeiras, cerca de 1.200 pessoas segundo os organizadores, 500 segundo a PM, se concentraram no começo da manhã em frente à Câmara de Vereadores, pedindo o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e defendendo Dilma e o ex-presidente Lula. O ato acabou por volta das 15h. Em Campina Grande, a manifestação estava marcada para começar às 15h, mas até o momento poucas pessoas se reuniram na Praça Clementino Procópio. 

Em Recife, a Frente Brasil Popular, que reúne partidos como PT e PCdoB e entidades como MST, UNE e CUT, organizou o evento chamado ‘Ato em defesa da democracia e dos direitos sociais’, na Praça do Derby. Não havia uma estimativa do número de participantes, até o finalo da tarde. Pernambuco teve ainda atos em Garanhuns e Floresta. 

Em Garanhuns, onde Lula nasceu, cerca de duas mil pessoas, segundo os organizadores, mil segundo a PM, realizaram uma manifestação a favor do governo de Dilma e em defesa da posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil. Já em Floresta, manifestantes se reuniram em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e saíram em caminhada pelas ruas da cidade. Os organizadores estimaram a presença de cerca de 1,5 mil pessoas, enquanto a PM calculou cerca de 200 pessoas.

Em Rio Grande do Norte, a cidade de Pau dos Ferros teve pela manhã uma manifestação nas ruas da cidade com cerca de 1,5 mil pessoas, segundo os organizadores. A PM estimou o número de participantes em 300.

Em Sergipe, manifestantes se reuniram na Praça General Valadão, no centro de Aracaju, protestando em defesa da democracia. O ato foi convocado pela Frente Brasil Popular. Em Goiânia, os manifestantes se concentraram na Praça Cívica e depois seguiram rumo à Praça Universitária. (AG) 

Veja Também