PT quer criar pasta da Segurança

Proposta de Carlos Soares é a principal bandeira do pré-candidato Delegado Waldir Soares

Postado em: 21-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PT quer criar pasta da Segurança
Proposta de Carlos Soares é a principal bandeira do pré-candidato Delegado Waldir Soares

Sara Queiroz

Overeador e líder do prefeito na Câmara de Goiânia, Carlos Soares (PT), irá propor a Paulo Garcia (PT), que crie a Secretaria Municipal de Segurança Pública, para melhorar e ampliar os serviços de segurança realizados no município pela Guarda Civil Metropolitana. Como a proposta deve partir do Executivo, o próprio vereador não pode apresentar o projeto na Câmara, mas disse que já adiantou a discussão sobre o tema com o prefeito.

Segundo o vereador, a Guarda Metropolitana tem efetivo superior ao número de policiais militares do Governo Estadual, dentro da capital, e, por isso, é preciso ampliar o serviço com a nova pasta. “Acho que é muito importante criarmos a secretaria, até porque lá dentro a gente vai poder agregar mais alguns serviços de segurança que é importante para a cidade”. Ele lembra que a Guarda de Goiânia, hoje, está devidamente equipada e armada, e contribui na questão preventiva e ostensiva da segurança.

Continua após a publicidade

Soares afirma que a prefeitura não pode abrir mão da tarefa de Segurança Pública, “visto que a Guarda Municipal tem um efetivo extremamente qualificado e volumoso”. Ele acredita que trocar uma agência municipal por secretaria pode levar significativas melhorias para a segurança dentro da capital. A proposta, segundo o vereador, foi levada ao prefeito Paulo Garcia, que teria se posicionamento de forma positiva em relação à questão. Também o assunto já teria sido discutido com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, que teria reconhecido a importância do projeto.

“Nesse sentido, o prefeito concorda. A Guarda Municipal concorda, a SSP também acha que é importante. Então, eu acho que isso está bem discutido, e espero que a sociedade entenda que essa secretaria vai ajudar na questão da segurança pública”, pontuou. Para ele, o papel da Guarda é importante na prevenção dos crimes. “Para nós é mais importante evitar o crime do que prender o bandido, porque se a gente evitar que uma morte aconteça na cidade de Goiânia já terá uma contribuição muito grande”.

O vereador também vai pedir ao prefeito a ampliação do projeto Goiânia Mais Segura, implantado na região Leste da capital, que visa levar convênio entre União e Município, no valor de R$ 10 milhões, que deve ser destinada para a Guarda Civil Metropolitana.

Bandeira

O projeto de criar uma secretaria nos moldes propostos pelo vereador petista já havia sido citado pelo pré-canditato de Goiânia, deputado federal Waldir Soares (PR), em entrevista ao HOJE no início de março. Na época, o parlamentar e também delegado de polícia licenciado afirmou que um de seus principais projetos na área de segurança é criar a Secretaria de Segurança Municipal, para “dotar de equipamentos, fortalecer, preparar os agentes e colocá-los para atuar em todas as áreas de Goiânia”.

Parceria

Para o deputado, a gestão da segurança não deve ser feita de forma isolada, por isso deve existir parceira entre município, Estado e União.

O artigo 144 da Constituição Federal estabelece que “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares”. 

Veja Também