Marconi defende PSDB em eventual governo Temer

Governador ressalta que o partido tem nomes qualificados para assumir ministérios, e cita o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles

Postado em: 26-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi defende PSDB em eventual governo Temer
Governador ressalta que o partido tem nomes qualificados para assumir ministérios, e cita o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles

Sara Queiroz

Ogovernador Marconi Perillo (PSDB) defendeu ontem a colaboração do PSDB em eventual governo do vice-presidente Michel Temer (PMDB), caso o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) seja aceito pelo Senado. Ele não posicionou se o apoio dos tucanos viria apenas por fazer parte da base no Congresso ou por meio, também, de titulares em pastas federais, mas declarou que, no momento, o Brasil precisa de unidade para poder superar a crise política e econômica.

O PSDB nacional continua dividido nessa questão. Alguns tucanos, como José Serra, apoiam a participação da sigla em ministérios de um governo Temer. Ele é, inclusive, cotado para assumir a pasta da Saúde. Já outros partidários, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, pedem mais cautela em relação a fazer parte efetivamente do governo, e preferem que o apoio se dê apenas no Congresso. A decisão final do partido só deve ser anunciada no início de maio, quando a aprovação ou não do processo de impedimento da atual presidente tenha sido realizado pelos senadores.

Continua após a publicidade

Para Marconi, o PSDB deve colaborar no governo Temer, independente de ter cargos ou não, mas ressaltou que a legenda “tem quadros muitos bons” para assumir ministérios, e que se for possível colaborar nessa parte seria importante. “Eu não entraria nesse mérito. Eu acho que uma coisa é apoiar e outra coisa é ter cargo”, afirmou.

O governador confirmou que o processo de apoio ainda vai ser avaliado pelo partido, mas já adiantou sua posição: “O Brasil, se não tiver grau de unidade maior, não consegue chegar em 2018, porque nós estamos no fundo do poço em termos de economia e de política. Então é preciso que todos se deem as mãos para que o Brasil possa se revigorar, atravessar essa crise”, disse em entrevista na sede do Sebrae. Ele defendeu mais uma vez que o vice-presidente Temer faça apenas um governo de transição.

Questionado sobre a possibilidade de o goiano Henrique Meirelles assumir o Ministério da Fazenda, Marconi disse que para os goianos e brasileiros nada seria melhor, já que o economista e ex-presidente do Banco Central, segundo ele, “é um dos quadros mais qualificados nessa área do mundo”.

Sobre o papel do Estado de Goiás na superação da crise econômica, ele afirma que “Goiás fez seu dever de casa”, mas que apesar do corte de gastos ainda há dificuldades por conta da atual situação da economia que leva ao desemprego, dificuldades e menor poder de compra. “À medida que as pessoas não têm dinheiro para comprar, o Estado arrecada menos, e aí não há planejamento e previsibilidade que suporte. Por isso que estou torcendo para que essa crise passe logo”, pontuou.

Harvard

O governador, que realizou palestra durante o último fim de semana na Universidade de Harvard nos Estados Unidos junto com outras autoridades brasileiras, ressaltou que os brasileiros que estavam no evento mostraram aos estrangeiros o quadro político e econômico que o Brasil passa hoje, mas que há otimismo. 

Governo diz que quer ampliar parceiras 

Conhecer in loco, e em detalhes, estrutura, funcionamento e ações, além de ampliar as vitoriosas parcerias com a instituição para o aprimoramento da micro e pequena empresa em Goiás foram os principais objetivos da visita técnica feita pelo governador Marconi Perillo, das 10h às 14h, à sede estadual do Sebrae-GO. “Estou visitando todas as secretarias e órgãos do governo estadual, e em que pese o Sebrae não pertencer ao governo estadual, é um grande parceiro, talvez o maior parceiro que o Estado tem”, definiu Marconi, em entrevista à imprensa, ao lado do diretor-superintendente, Igor Montenegro.

O governador elogiou o trabalho feito pelo Sebrae-GO, de fortalecimento das pequenas e microempresas, no treinamento e na qualificação dos empresários e seus colaboradores. “É uma instituição extremamente importante, de alta credibilidade aqui no Estado. Então, eu venho hoje para conhecer mais de perto toda a diretoria e funcionários, e, ao mesmo tempo, avançar nas parcerias que nós temos com o Sebrae”, reafirmou Marconi.

Já em discurso no auditório da instituição, lotado de colaboradores, Marconi destacou a credibilidade dela, como uma das mais respeitadas pelos brasileiros, juntamente com os Correios e o Corpo de Bombeiros. “Quem conhece, enaltece e elogia”, afirmou, ao lembrar que sua filha Isabella fez um curso de uma semana na instituição e saiu admirada com a qualidade do curso e o profissionalismo do Sebrae. 

Veja Também