Marconi explica caminhos de sua trajetória vitoriosa

Em palestra, governador falou de estratégias adotadas nas quatro eleições ao governo, uma de deputado estadual e uma de deputado federal

Postado em: 01-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi explica caminhos de sua trajetória vitoriosa
Em palestra, governador falou de estratégias adotadas nas quatro eleições ao governo, uma de deputado estadual e uma de deputado federal

Ogovernador Marconi Perillo (PSDB) proferiu palestra, na sexta-feira, no Centro de Convenções de Goiânia, no Seminário da Vitória 2016. Coordenado pela empresa Signates Consultoria e Pesquisa, as apresentações versaram sobre estratégias de marketing político eleitoral. Marconi explicou como aconteceram suas campanhas vitoriosas, visto que nunca perdeu uma eleição, quatro vezes ao governo de Goiás, uma para deputado estadual, uma para federal e uma para senador.

Marconi sucedeu no púlpito um dos maiores profissionais do Brasil, o publicitário Paulo de Tarso, que trabalhou nas três últimas campanhas majoritárias de dele ao Governo de Goiás e também em campanhas presidenciais do ex-presidente Lula e de Marina Silva. Falando para uma plateia de mais de 200 pessoas, com predominância de profissionais do marketing e de lideranças políticas, o governador fez uma breve narrativa dos desafios enfrentados em suas campanhas.

“Sempre fui muito dedicado, verdadeiro, disciplinado e, sobretudo, confiei nos profissionais que coordenaram minhas campanhas”, revelou. Disse que para ser bem sucedido em um pleito eleitoral, entre outros fatores, os envolvidos devem sempre atuar em suas áreas específicas. “Cada macaco no seu galho”, brincou. Ele narrou a enorme quantidade de palpites que recebe, logo após os debates na televisão. “Os amigos sempre têm uma dica infalível, mas quem define uma campanha bem orientada são as pesquisas bem feitas por profissionais que entendem do assunto”, observou.

Continua após a publicidade

Explicou que uma campanha vitoriosa é construída em seis pilares. Planejamento, disciplina, profissionalismo, verdade, trabalho e devotamento. “Todos sabem que uma boa administração se faz, primeiramente, com planejamento. Uma boa campanha também”, ensinou. Afirmou que um candidato que “respira” disciplina tem grande chance de êxito.

De acordo com Marconi, com a popularização do acesso à internet – e às mídias sociais – candidatos que faltam com a verdade em um programa eleitoral são desmentidos em poucos minutos após a veiculação: “Basta pisar na bola uma única vez, dizer uma única mentira, para que o candidato seja desmoralizado”. 

Ele orientou os candidatos a prefeito a não prometerem emprego público na campanha, sob pena, em uma eventual vitória, de inviabilizar a administração. Criticou candidatos que prometem emprego para os correligionários: “Tem fazer compromisso que vai desenvolver economicamente o município, ativar a economia, fazer investimentos e apoiar o setor produtivo, que é quem vai gerar emprego”. (Da redação com assessoria) 

Governo é preciso mostrar serviço 

O governador lembrou dos detalhes da primeira campanha ao Governo de Goiás, em 1998, quando enfrentou Iris Rezende. À época, na semana da votação, Iris tinha mais de 10 pontos percentuais à frente de Marconi, mas havia um indisfarçável clima a favor da mudança. A candidatura de Marconi empolgou a população goiana, pelo discurso de mudança e pela possibilidade de implementação de novos rumos à política goiana, o que acabou ocorrendo com a vitória e a instalação do que ficou patenteado como Tempo Novo.

Marconi explicou que, no entanto, os políticos precisam, mais do que uma boa estratégia de marketing, mostrar serviço em seus mandatos. “Mais importante é fazer um bom trabalho para as pessoas, depois de eleito. Trabalhar com eficiência, servir as pessoas. Este é o grande – e único – segredo da longevidade dos políticos vencedores”, argumentou o governador, que já foi deputado estadual, federal, senador da República e está no quarto mandato de governador, e nunca foi derrotado em uma campanha sequer.

Palestraram também o doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Luiz Signates; os publicitários Carlos Maranhão, Ademir Lima e Paulo Faria; e também o vice-governador José Eliton e o ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide. 

Veja Também