Assembleia debate crise econômica

Os caminhos para a solução da crise política e econômica do país foram debatidos ontem, em Caldas Novas, na quarta edição do

Postado em: 18-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Os caminhos para a solução da crise política e econômica do país foram debatidos ontem, em Caldas Novas, na quarta edição do Programa de Apoio, Desenvolvimento e Integração do Poder Legislativo, o Intercâmaras, promovido pela Assembleia Legislativa.

Após a abertura oficial do evento, a quarta a edição na gestão do presidente Helio de Sousa (PSDB), foi exibido um vídeo institucional do Programa, enfatizando as três edições realizadas, respectivamente, em Goianésia, Rio Verde e Luziânia, destacando, também, a programação em Caldas Novas.

Primeiro a discursar, o vereador anfitrião Saulo Inácio (PSDB) agradeceu as presenças de todos, destacando o papel do deputado Marquinho Palmerston (PSDB) para a realização do evento em Caldas Novas. Ele ressaltou a importância do tema debatido e teceu elogios à troca de conhecimentos possibilitada com a iniciativa.

Continua após a publicidade

Em seguida, discursou o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Frederico Nascimento, que agradeceu aos que contribuíram para a realização dessa edição e destacou a importância do Programa, sobretudo para estreitar a relação entre o Poder Legislativo estadual e os Legislativos municipais, bem como para levar para o interior do Estado as ações e atividades desenvolvidas pela Alego.

No exercício da presidência da Alego, Marquinho Palmerston fez a abertura do Intercâmaras, em Caldas Novas, às 9 horas. O evento, que teve lugar no Plenário Celso de Godoy da Câmara Municipal, reuniu vereadores de Hidrolândia, Morrinhos, Porteirão e Caldas Novas, além de assessores parlamentares de outros municípios da região Sul do Estado.

Palmerston disse que o Intercâmaras mostra que a Alego proporciona a sua descentralização, tornando-a acessível ao cidadão. Ele também ressaltou que as palestras realizadas oportunizam que sejam debatidos temas relevantes e a troca de experiências entre a comunidade e a classe política local. O deputado destacou, ainda, as potencialidades de Caldas Novas.

Com a experiência de sete mandatos de deputado, Vilmar Rocha mostrou caminhos para solução da crise política no Brasil. “É muito importante a gente discutir essa conjuntura atual do Brasil, pois é um momento rico. Toda crise traz riscos, mas também abre oportunidades”.

Ele diferenciou crise política de crise institucional:  “A crise política é salutar, pois o debate é saudável e essencial para a democracia.” Após a palestra, Vilmar Rocha respondeu a perguntas sobre presidencialismo e parlamentarismo, destacando dois plebiscitos realizados no país.

Responsável pela segunda e última palestra do evento, o economista Danilo Orsida apontou uma série de caminhos para solução da crise econômica no Brasil. Ele manifestou o otimismo pelo fato de que, entre 193 países, o Brasil está no rol das 12 maiores economias do mundo. Mas o economista deixou claro que “a solução para crise econômica no Brasil passa pela solução da crise política e de credibilidade, bem como pela criação de um plano de governo a longo prazo.” 

Veja Também