Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Marconi inaugura o Credeq de Aparecida de Goiânia

Espaço cuidará de dependentes de drogas lícitas e ilícitas e conta com 96 vagas para internação

Postado em: 24-06-2016 às 00h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi inaugura o Credeq de Aparecida de Goiânia
Espaço cuidará de dependentes de drogas lícitas e ilícitas e conta com 96 vagas para internação

OCentro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, inaugurado ontem pelo governador Marconi Perillo (PSDB), começa a atender pacientes dependentes químicos de álcool, a partir de hoje. A unidade, que custou ao Tesouro Estadual R$ 26,6 milhões, conta com 96 vagas para internação e foi construída pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

“Este é o primeiro Credeq, um centro de excelência no tratamento de dependentes de drogas licitas e ilícitas. É uma casa da esperança, que vai servir para aliviar a dor de mães, pais e famílias e, principalmente, garantir o retorno de cidadãos sadios ao convívio social. Agora vamos partir para a conclusão das outras unidades (Quirinópolis, Goianésia, Caldas Novas e Morrinhos). Já pedi a elaboração de projetos para o Entorno do Distrito Federal e Itumbiara”, afirmou Marconi, ao lado do prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB) e outras autoridades.

O governador, que chamou ao palanque armado na área de convivência do novo Credeq  o ex-secretário de Gestão e Planejamento e deputado federal Giuseppe Vecci e os ex- secretários de Saúde, Antônio Faleiros e Halim Girade, além do atual, Leonardo Vilela, relembrou o projeto deste a sua concepção. “Esta foi uma obra sonhada ainda em 2009. Repassei ao Vecci, responsável pelo plano de governo, a ideia. Depois de um ano aos ex-secretários Faleiros, Halim e Leonardo começaram a desenvolvê-la”, disse.

Continua após a publicidade

Ele destacou a busca de um conceito para o tratamento de dependentes químicos que fosse consensual. “Existem inúmeras tendências nesta área, mas buscamos uma que fosse consenso. Debatemos por muito tempo e em 2012 chegamos ao projeto definitivo. A partir daí, procuramos desenvolver um projeto de alta qualidade. Fomos criticados pela demora. Mas só abrimos a porta depois de chegar a um padrão que desejávamos”.

Marconi destacou que este primeiro Credeq vai se transformar numa referência para todo o País: “Goiás já é uma referência em várias áreas. Mas estou seguro que este Credeq será referência nacional. Enquanto fecham serviços de saúde no Brasil, em Goiás mantemos serviços de alta qualidade, reconhecidos pelos usuários como de alta qualidade, e ainda abrimos novos serviços”.

Afirmou que os resultados positivos da obra para a sociedade serão colhidos num futuro próximo. “Não vou me alongar para falar sobre a obra e suas consequências positivas. Haveremos de ouvir muitos depoimentos de pessoas e famílias sobre a maravilha deste espaço, que vai transformar dramas em história de superação. Recebi pedido de mães e famílias pobres dizendo não ter dinheiro para tratar seus filhos fora do Estado. Este será um espaço para receber o filho do pobre e do trabalhador”, disse. 

Governador chama unidade de espaço da esperança 

Marconi, que chamou o novo Credeq de espaço de esperança, ainda agradeceu a todos os colaboradores, principalmente, da pasta da Saúde. “Agradeço a todos pela compreensão do momento de convergência em nome do bem. Estou feliz por termos este espaço da esperança. Aos poucos vamos cumprindo cada um dos nossos compromissos assumidos com o povo de Goiás”, disse.

Ele frisou que o próximo compromisso com Aparecida será o IML da cidade e a parceria num Hospital do Câncer. “O (vice-governador e secretário de Segurança Pública) Zé Eliton está abrindo licitação para aquisição dos equipamentos para o IML. Aceitamos o desafio (feito pelo prefeito do município, Maguito Vilela) de, juntos, elaborarmos o projeto do Hospital do Câncer”, disse.

Maguito Vilela classificou a obra como a maior referência em tratamento de dependentes químicos do País. “Com convergência e união de todas as forças e conceitos, estamos diante da maior obra de tratamento de dependentes do País. Não há lugar algum com uma estrutura dessas”, ressaltou. O vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton, disse que a obra marca um momento ímpar deste governo de Marconi e será uma contribuição para a solução de conflitos sociais. 

Veja Também