Marconi é convidado para liderar campanha das OSs

Governador disse que teve a coragem de quebrar paradigmas, em meio às reações iniciais contra a gestão de Organizações Sociais nas unidades de Saúde de Goiás

Postado em: 05-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi é convidado para liderar campanha das OSs
Governador disse que teve a coragem de quebrar paradigmas, em meio às reações iniciais contra a gestão de Organizações Sociais nas unidades de Saúde de Goiás

Ogovernador Marconi Perillo (PSDB) recebeu ontem convite para liderar campanha nacional em defesa do sistema de Organizações Sociais (OSs) na gestão de hospitais públicos. O ato partiu do presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais (IBROSS), Renilson Rehem, que almoçou com o tucano, juntamente com representantes das vinte Organizações Sociais filiadas ao instituto, no Palácio das Esmeraldas.

O convite se deve ao reconhecimento de avanços, em Goiás, depois que várias OSs passaram a gerir unidades de saúde. O grupo que esteve com Marconi foi unânime em apontar a experiência de Goiás como a mais exitosa do País, daí a posição de vanguarda do Estado na implantação do novo sistema. “Ninguém melhor que o senhor, governador, para liderar uma campanha tão importante quanto esta, que não visa defender uma organização em si, mas um modelo de gestão”, disse Rehem no almoço.

De pronto, o governador colocou-se à disposição para defender o sistema de Organizações Sociais na Saúde, por entender que definitivamente é o mais apropriado. Ele lembrou que quando o sistema foi implantado em Goiás pela primeira vez, em 2004, primeiramente no CRER, eram constantes as críticas à Saúde no Estado. “Com o novo modelo, chegamos a um índice médio de aprovação superior a 94% em toda a rede estadual de Saúde”, afirmou o governador, ao reconhecer que Goiás tem todas as condições de liderar uma campanha nacional a favor do novo modelo.

Continua após a publicidade

As entidades marcaram para novembro deste ano reunião ampliada em São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin, para cuidar dos preparativos para a campanha nacional. Goiás e São Paulo são as duas principais unidades da Federação cujo modelo de gestão da Saúde por OS apresenta-se mais avançado. 

“Eu tenho prazer de entrar nessa luta”, disse Marconi, ao considerar positiva a ideia das entidades de criar um modelo de Acreditação, com certificações legais de qualidade, que espelhem o índice de excelência de cada unidade gerida por Organizações Sociais. “Tivemos a coragem de quebrar paradigmas”, disse o governador, referindo-se às reações iniciais e ao quadro atual de “entusiasmo total” com o novo sistema. 

Veja Também