PSDB anuncia apoio a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara

Juntos, os partidos que anunciaram apoio a Maia somam 117 deputados aptos a votar na eleição desta quarta-feira

Postado em: 13-07-2016 às 14h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: PSDB anuncia apoio a Rodrigo Maia para a presidência da Câmara
Juntos, os partidos que anunciaram apoio a Maia somam 117 deputados aptos a votar na eleição desta quarta-feira

O PSDB decidiu apoiar ao candidato Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa para a presidência da Câmara. O anúncio foi feito hoje (13) no começo da tarde. A eleição está marcada para as 16h.

O apoio do PSDB, que possui uma bancada de 50 deputados, vinha sendo intensamente disputado por diversos candidatos nos últimos dias, após os tucanos desistirem de lançar um nome próprio. 

Continua após a publicidade

O apoio ao candidato do DEM foi fechado depois que o candidato Júlio Delgado (PSB-MG) desistiu da disputa, o que permitiu a formação de um bloco entre PSDB, PSB, PPS e DEM para impulsionar a campanha de Maia.

“Esse conjunto de quatro partidos entendeu que apresentar dois candidatos seria ruim”, disse o líder do PSB, Paulo Foletto (ES). “Com uma eleição personalizada, como essa vai ser, pode ser um desastre pior do que o que hoje já temos. Por isso, a política de agregação partidária, de compromisso coletivo, na figura do Rodrigo.”

Juntos, os partidos que anunciaram apoio a Maia somam 117 deputados aptos a votar na eleição desta quarta-feira. Para ser eleito em primeiro turno, é preciso obter maioria absoluta dos votos. A votação será secreta e por meio eletrônico.

“Foi uma longa jornada. Após dias ouvindo bons candidatos. Foi uma decisão de bloco, de unidade, é um voto da confiança. Os deputados do PSDB tomaram a decisão unânime, por aclamação”, disse o disse o líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA).

Presente ao anúncio, Maia agradeceu o apoio e pediu que os colegas se empenhem em convencer os deputados de outros partidos a votar nele. No total, 17 deputados se inscreveram para disputar a presidência da Câmara. (Ebc)

Veja Também