Entidades estaduais antigem metas

Maior parte dos órgãos do governo de Goiás ultrapassaram metas lançadas pelo processo da CGE contra a corrupção

Postado em: 20-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Entidades estaduais antigem metas
Maior parte dos órgãos do governo de Goiás ultrapassaram metas lançadas pelo processo da CGE contra a corrupção

A maioria dos órgãos/entidades do governo estadual atinge a meta no Ranking de Mapeamento de Risco de Corrupção (MRC), elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), com base no que estabelece a Instrução Normativa nº 001/2015. Por meio dela, cada órgão/unidade administrativa deveria mapear no mínimo cinco processos e elaborar planos de melhorias para prevenir e/ou eliminar situações que possam favorecer riscos e/ou práticas de corrupção em procedimentos institucionais e administrativos.

Relatório elaborado pela Controladoria, por meio da Superintendência Central de Transparência Pública, mostra que houve melhoria significativa no desempenho dos órgãos, comparando-se o levantamento feito no segundo semestre de 2015 e no primeiro semestre de 2016. O estudo de 2015 mostrava que pouco mais de 50% das unidades haviam cumprido as metas. Agora, no ciclo do primeiro semestre de 2016, concluído em junho, 75% dos órgãos atingiram as metas. Contribuiu para este avanço a série de cursos e treinamentos ministrados nos primeiros meses deste ano pela CGE aos servidores responsáveis pelo mapeamento de risco de corrupção nos diversos órgãos.

Classificação

Continua após a publicidade

De um total de 37 unidades administrativas avaliadas, 28 alcançaram as metas, enquanto quatro cumpriram parcialmente e cinco não cumpriram as exigências. Dos 28 órgãos que atingiram as metas, seis deles superaram os patamares fixados na IN nº 01/2015 da CGE. Os que ficaram acima são Secretaria da Saúde, Ipasgo, Fapeg, Junta Comercial, Goiás Fomento e Secima.

Os que cumpriram as metas no limite da IN nº 01 são AGR, Corpo de Bombeiros Militar, Casa Civil, Casa Militar, Ceasa, Celg G&T, Controladoria-Geral do Estado, Codego, Emater, GoiásPrev, Iquego, Metrobus, Polícia Militar, Polícia Civil, Saneago, Secretaria Cidadã, Secretaria de Desenvolvimento, Secretaria da Educação, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Governo, UEG, Vice-Governadoria e Secretaria de Gestão e Planejamento.

Os órgãos/entidades que cumpriram parcialmente são Detran, Agehab e PGE. Já os cinco que não atenderam a IN nº 01 são Agência ABC, Agetop, Agrodefesa, Goiás Turismo e Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Os órgãos que cumpriram parcialmente ou não cumpriram as metas serão notificados e estimulados a adotar providências para atender a legislação. A Instrução Normativa prevê em seu parágrafo 4º que o descumprimento injustificado da mesma ensejará o registro da ocorrência no Relatório de Prestação de Contas Anual elaborado pela área de Controle Interno, como descumprimento de norma regulamentar. (Goiás Agora) 

Veja Também