OAB Goiás lança aplicativo de combate à corrupção

Aplicativo possibilita colher e amazenar provas documentais que vão ser encaminhadas para a Ouvidoria da entidade

Postado em: 23-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: OAB Goiás lança aplicativo de combate à corrupção
Aplicativo possibilita colher e amazenar provas documentais que vão ser encaminhadas para a Ouvidoria da entidade

A seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) lançou na sexta-feira (22), o aplicativo para smartphones de combate à corrupção e ao Caixa 2 nas Eleições 2016. O evento terá a presença do advogado Hebert Alcântara, idealizador do aplicativo e vice-presidente da seccional da OAB de Montes Claros (MG).

Disponível para download gratuito para aparelhos com os sistemas operacionais Android ou iOS, o aplicativo Contra o Caixa 2 possibilita colher e armazenar provas documentais como vídeos, áudios e textos, e encaminhá-las à ouvidoria da OAB. A partir dos dados fornecidos, a seccional vai analisar as provas e decidir sobre o oferecimento ou não de denúncia. Hebert Alcântara destaca que a tecnologia é favorável não apenas aos cidadãos, mas também à própria OAB. “Por meio do aplicativo, um só seletor vai fazer a gestão de toda a Eleição do Estado, o que permite uma atuação rápida”, explica.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção Eleitoral (CECCE), David Soares da Costa Júnior, o aplicativo é uma forma prática de ajudar o cidadão a acompanhar mais ativamente o processo eleitoral e a legalidade dos recursos e gastos de cada candidato. “Hoje em dia a grande maioria da população tem acesso a um smartphone. Além de garantir o anonimato, o aplicativo permite que as pessoas façam denúncia sem precisar se deslocar até um dos tribunais eleitorais”, explica.

Continua após a publicidade

A ferramenta é apenas mais um dos vários canais de comunicação abertos para a sociedade pelo Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições de 2016, lançado pela seccional Goiás, no dia 18 de maio, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Cláudio Lamachia, e do ex-juiz Márlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa. O Estado é o terceiro a aderir à utilização do aplicativo. “A OAB quer estimular o engajamento da sociedade e auxiliar na escolha de um candidato que se paute pelos princípios legais da Administração Pública”. (Assessoria OAB) 

Veja Também