Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Eliton inaugura subcomitê de segurança em Itumbiara

Vice-governador e Secretário de Segurança Pública intesificou o discurso sobre policiamento nas divisas dos Estados

Postado em: 29-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eliton inaugura subcomitê de segurança em Itumbiara
Vice-governador e Secretário de Segurança Pública intesificou o discurso sobre policiamento nas divisas dos Estados

Gerir, compartilhar dados e romper fronteiras, que não existem mais para crimes. Estes são os objetivos das ações conjuntas para o combate do tráfico de drogas e armas, roubo de cargas, entre outros delitos cometidos nas divisas dos estados. Em continuidade às instalações dos Subcomitês Integrados de Segurança Pública, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, esteve na tarde de quarta-feira (27), em Itumbiara, sul do estado, para instalar o 5º Subcomitê: Goiás-Minas Gerais. O município faz divisa com Araporã e, a partir de agora, desenvolverão ações conjuntas para o enfrentamento da criminalidade.

José Eliton deu o tom da reunião ao abordar o espírito que move a construção do pacto que foi criado em maio deste ano, durante o encontro do Fórum Brasil Central de Governadores. “Muitas vezes temos fragmentos de informações e não conseguimos fechar o quebra-cabeças que nos dá capacidade de enxergar efetivamente aquilo que está a ocorrer”, disse sobre a importância da união das inteligências dos estados. “É neste sentido que nos cabe ter a capacidade de irmos para o enfrentamento da criminalidade cada vez mais organizada”, afirma. “Não adianta colocar 100 mil homens em ação se não tivermos capacidade tecnológica de dar respostas adequadas”, explica ao acrescentar que é justamente neste ponto que nasce a “gênese do pacto”.

Participaram do encontro representantes das policias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros dos dois estados, além de representantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal e Técnico-Científica. O prefeito de Itumbiara, Francisco Domingues, o Chico Balla, o deputado estadual Zé Antonio e várias autoridades participaram da solenidade.

Continua após a publicidade

Para o representante da Polícia Civil de Minas Gerais, chefe do departamento de Unaí, Marcos Tadeu de Brito, todas as forças policiais “formam um time” e como tal devem trabalhar. “Se tem um defensor dos direitos humanos, esse é o policial, independente de qual força”, afirma. “É muito louvável e exemplar (o subcomitê). Tenho certeza que estamos trilhando o caminho certo”, disse.

“Quando temos a necessidade de investir em inteligência, tecnologia, e diante da ausência de uma política nacional de segurança pública, fica evidente que alguém tem que tomar a iniciativa”, disse Eliton. O secretário também defendeu que, além do combate aos crimes como tráfico de drogas, roubo de cargas, entres outros que são o foco do pacto, é necessário rediscutir o modelo penal e processual penal existente.

Além de Itumbiara, Subcomitês Integrados de Segurança Pública já foram instalados em Aragarças, Posse, Porangatu e Jataí. 

A meta é a criação de unidades em cada divisa interestadual, compostas pelos regionais responsáveis das áreas de divisas para atuarem de forma integrada. Serão considerados o diagnostico tático, com a realização de análise situacional, criminal, social e de inteligência. 

Veja Também