Marconi diz que Fórum aquece economia de Goiás

Fórum do Empreendorismo funcionará como rede de atuação integrada composta por órgãos do governo e entidades de classe

Postado em: 02-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi diz que Fórum aquece economia de Goiás
Fórum do Empreendorismo funcionará como rede de atuação integrada composta por órgãos do governo e entidades de classe

Com o objetivo de orientar e monitorar as políticas públicas que estimulem a abertura formal de negócios no Estado, o governador Marconi Perillo (PSDB) apresentou na tarde de ontem o Fórum Permanente pelo Empreendedorismo, criado pelo Governo de Goiás para estimular a criação e formalização de empresas no Estado. Realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a solenidade também deu posse às entidades e órgãos que estarão vinculados ao grupo.

Um dos principais eixos para criação do Fórum é o alcance dos objetivos estratégicos do Programa Goiás Mais Competitivo, que foi apresentado em novembro de 2015 e pretende criar uma agenda de atuação governamental para inserir Goiás entre os Estados mais competitivos e empreendedores do Brasil. O Fórum será presidido pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Maronezi, e terá como vice-presidente Rafael Lousa, presidente da Junta Comercial de Goiás (Juceg). 

As ações do Fórum Permanente pelo Empreendedorismo, composto por autoridades do Executivo e representantes de entidades da sociedade civil, estarão também integradas ao Programa Goiás Mais Empreendedor, que tem a intenção de democratizar as oportunidades a quem quer empreender em Goiás. 

Continua após a publicidade

“Esse fórum vem em boa hora. Nós estamos entrando agora na fase de novos investimentos e, com esse fórum, vamos ajudar a aquecer ainda mais a economia. Mas, além das ações do Estado e dos grandes empreendimentos, é importante a gente trabalhar políticas públicas focadas nos pequeno, micro e médios empreendedores e, principalmente, na questão da revitalização empresarial”, ressaltou Marconi.

O governador afirmou que Goiás começa a esboçar, muito à frente do Brasil, os sinais da recuperação econômica, a exemplo da liderança na geração de empregos formais no primeiro semestre deste ano – foram criadas 16,6 mil novas vagas de trabalho entre janeiro e julho, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Marconi disse que a administração estadual fez o dever de casa, enxugando as despesas, manteve as obrigações em dia e manteve a política de incentivos fiscais e atração de novos investimentos.

Na avaliação do governador, é preciso que, a partir de agora, os membros do fórum sistematizem o cronograma de reuniões, de debates e de ações para que efetivamente o decreto de criação do grupo não fique restrito à publicação no Diário Oficial do Estado. Marconi se prontificou, inclusive, a participar de reuniões periódicas do fórum. “Eu gostaria de ser convidado, pelo menos a cada dois meses, para participar de reuniões e ver como as coisas estão indo”, disse.

“Esse grupo que assina aqui hoje é um grupo de pessoas experientes, de pessoas comprometidas com o empreendedorismo. A gente precisa rodar esse fórum, estabelecer um calendário e fazer com que esse fórum ande e nos ajude a apontar soluções pra o futuro. O nosso grande desafio é tirar esse fórum do Diário Oficial e colocá-lo para funcionar. Com esse fórum estamos plantando ações para o futuro, para as novas gerações”, pontuou o governador.

Vinculado à SED, o Fórum Permanente pelo Empreendedorismo funcionará como uma rede de atuação integrada composta por órgãos do governo, entidades de classe e sociedade, que dará suporte aos empreendedores em 12 regionais do Estado. “Esse trabalho, junto ao Inova Goiás e o Goiás Mais Competitivo, pode ser decisivo para apressarmos o caminhar na direção do incremento da riqueza bruta do Estado”, acredita Marconi.

Participaram também da solenidade o vice-governador José Eliton; o presidente da Juceg, Rafael Lousa; o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro; o secretário Joaquim Mesquita (Segplan), entre outros. 

Veja Também