Sem vice, Delegado Waldir redefine estratégias de campanha

A desistência do médico Zacharias Calil (PMB) para a vice de Delegado Waldir (PR) fez com que o republicano tenha que mudar de última hora as estratégias

Postado em: 03-08-2016 às 11h05
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Sem vice, Delegado Waldir redefine estratégias de campanha
A desistência do médico Zacharias Calil (PMB) para a vice de Delegado Waldir (PR) fez com que o republicano tenha que mudar de última hora as estratégias

Sara Queiroz

A desistência do médico Zacharias Calil (PMB) para a vice de Delegado Waldir (PR) fez com que o republicano tenha que mudar de última hora as estratégias para a chapa majoritária e também para a composição de alianças. Nos bastidores há especulações sobre uma possível união com o Democratas, que pode ter rompido com o PMDB em Goiânia, mas o pré-candidato prefere não comentar nenhuma negociação e quer esperar até o último dia previsto pela Legislação Eleitoral, 05 de agosto, para divulgar a composição final de aliados.

Além de perder o vice, Waldir também perdeu um dos únicos partidos que o apoiava, o PMB. A convenção que está marcada para hoje (03), deixará a ata em aberto para que mudanças possam ser feitas até sexta-feira (05). Segundo Waldir, existem várias conversas sobre apoio, mas nenhuma em definitivo: “não posso contar com aquilo com a gente não tem”.

Continua após a publicidade

Apesar de indicações que o Democratas seria o novo parceiro para as eleições municipais, o líder do partido e senador, Ronaldo Caiado, descartou essa aliança durante entrevista para a Rádio 730. Segundo ele, a legenda vai seguir o nome escolhido por Iris Rezende (PMDB).

“Em hora nenhuma partiu da liderança do Democratas a iniciativa de procurá-lo. Nunca botei pé em duas canoas. Minha posição será de acompanhar Iris Rezende. O Democratas não tem articulação com nenhum outro partido, não tem plano B”, confirmou o senador na entrevista. Porém, há quem acredite que o grupo formado pelo PMDB, DEM, Solidariedade e PRP possa ter rachado, após a renúncia de Iris, e que cada um siga um apoio diferente para as eleições de Goiânia.

Articulação

Delegado Waldir afirma que houve uma articulação para a retirada do nome de seu indicado a vice e que Calil realizou um “ato de grandeza” ao se afastar da disputa após descobrir que seu partido estava em negociação com outra sigla. “Existe uma tentativa de esvaziamento da minha candidatura”, acusou. O republicano já havia iniciado no início do ano que o médico seria o seu vice e que o PMB era o único partido fechado em aliança.

Ele também disse que Calil deve continuar em seu plano de governo para Goiânia e deve colaborar em uma futura gestão. O Delegado não quis comentar a possibilidade de uma chapa majoritária pura e diz que é preciso aguardar até o último dia de convenções.

Mas para o vereador Mizair Lemes Júnior (PR), a possibilidade de uma chapa só com integrantes do PR é viável para o grupo. Segundo o parlamentar, “existem bons nomes dentro do PR”, inclusive cinco vereadores que podem estar na vice de Waldir, incluindo o dele.

A saída de Zacharias Calil da chapa mostra, segundo Mizair, que a sigla “não precisa de composição de partidos que fazem negociações na calada da noite”, e que tanto o Delegado como o médico foram pegos de surpresa sobre a mudança de apoio do PMB. O vereador disse que a partir de agora novas composições podem ser abertas ao PR e uma grande movimentação será vista nos últimos dias.

“O PR está aberto a buscar o maior número de partido possível, temos abertura de negociação para compor uma grande eleição com a sociedade e não com negociatas”, comentou o parlamentar.

Veja Também