TSE quer militares no Rio para segurança da eleição

Pedido foi feito pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao presidente interino Michel Temer, por temer insegurança no pleito municipal após a Olimpíada

Postado em: 06-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE quer militares no Rio para segurança da eleição
Pedido foi feito pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, ao presidente interino Michel Temer, por temer insegurança no pleito municipal após a Olimpíada

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu ontem ao presidente interino Michel Temer a permanência do efetivo das Forças Armadas no Rio de Janeiro após a Olimpíada. Em ofício enviado a Temer, o ministro justificou que a medida é necessária para garantir a segurança das eleições de outubro.
Mendes atendeu pedido do governador do estado do Rio de Janeiro em exercício, Francisco Dornelles, e da Justiça Eleitoral, que solicitaram apoio de tropas de segurança após recentes casos de assassinatos de pré-candidatos às eleições municipais deste ano. 
A Polícia Federal (PF) investiga pelo menos dez casos de homicídios de pré-candidatos em municípios da Baixada Fluminense.
Nas eleições municipais de 2012, cerca de 140 municípios foram autorizados pelo TSE a contarem com efetivo de tropas federais para auxiliar na segurança do pleito.
Após divulgar uma mensagem em inglês no Twitter dando boas-vindas aos representantes de outros países que vão participar dos Jogos Olímpicos, o presidente interino Michel Temer embarcou para o Rio de Janeiro para participar da cerimônia de abertura, no Maracanã. Os 40 chefes de Estado, de governo, vice-presidentes e chanceleres estrangeiros que estão no país para o evento vão se encontrar com Temer no Palácio Itamaraty, na capital carioca.
A recepção, marcada para as 17h, teve um coquetel que durará cerca de uma hora e meia. Os 40 representantes estrangeiros chegarão em seus veículos e serão cumprimentados um a um por Temer e pela primeira-dama, Marcela Temer. Depois, todos seguirão em comboio de ônibus para o Maracanã. 
Entre os convidados de Temer estão a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. 
Em sua conta no Twitter, o Temer disse que os 10,5 mil atletas dos 206 países que participarão da Olimpíada serão uma só nação e uma só voz. “Todos nós estamos juntos por um novo mundo. Bem-vindos à Rio 2016”, escreveu.“Esportes unem nacionalidades e os Jogos Rio 2016 trazem a oportunidade de mostrar a diversidade do Brasil para o mundo”, completou. (ABr)

Veja Também