Interino Michel Temer suspende programa de combate ao analfabetismo no país

Criado em 2003 por Lula, o Brasil Alfabetizado reduziu a taxa de analfabetismo de 12,4% para 8,3% em pouco mais de dez anos

Postado em: 28-08-2016 às 16h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Interino Michel Temer suspende programa de combate ao analfabetismo no país
Criado em 2003 por Lula, o Brasil Alfabetizado reduziu a taxa de analfabetismo de 12,4% para 8,3% em pouco mais de dez anos

Da Redação

O governo do interino Michel Temer voltou à anunciar corte de gastos para programas de auxilio às minorias. Após cortar novas vagas para o Pronatec e Fies, foi anunciado bloqueio do projeto de combate ao analfabetismo no país.

Continua após a publicidade

Criado por Lula em 2003,  o programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de ensinar à ler os ainda 13 milhões de brasileiros que vivem no escuro intelectual. Em nota, o Ministério da Educação, responsável pelo corte informou que “Até o momento não há previsão de reabertura do Sistema Brasil Alfabetizado para ativação de novas turmas”.

O programa que se tornou uma referência para a educação, conseguiu entre 2002 e 2014 reduzir a taxa de analfabetismo de 12,4% para 8,3%, avanço que caracterizou grande marco na história do país, sendo elogiado por especialistas da área.

Cerca de 168 mil alunos estão cadastrados no atual ciclo de execução, iniciado em 2015. Ministro da Educação, Mendonça Filho fez rebate as críticas e afirmou que o projeto continuará em execução, mas sem previsões para novas turmas.

Veja Também