Quinta-feira, 28 de março de 2024

Temer demite ministro Fábio Osório da AGU e nomeia Grace Mendonça para cargo

Grace é a primeira mulher a ocupar cargo no primeiro escalão do atual governo

Postado em: 09-09-2016 às 17h15
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Temer demite ministro Fábio Osório da AGU e nomeia Grace Mendonça para cargo
Grace é a primeira mulher a ocupar cargo no primeiro escalão do atual governo

Da Redação 

O presidente Michel Temer já começou articular mudanças em seu governo. Nesta sexta-feira (09), ele demitiu o Advogado Fábio Osório até então responsável pela Advocacia-Geral da União (AGU) e colocou em seu lugar Grace Mendonça, que até então ocupava cargo de secretária-geral de contencioso desde 2003 no mesmo órgão.

Continua após a publicidade

Grace Mendonça, que é a primeira mulher a ocupar cargo de destaque no governo Temer, agora será responsável pelas sustentações orais na corte, substituindo o advogado-geral quando necessário. A articulação teve apoio dos ministros do STF Gilmar Mendes e Carmen Lúcia.

Após embate com Eliseu Padilha, a saída de Fábio Osório era prevista ainda antes da finalização do processo de Impeachment. Padilha fez duras críticas à condução de Osório quanto ao acesso do STF aos inquéritos da operação lava-jato.

Convidado à se demitir, o ex-AGU afirmou que só sairia à pedido de Temer. Comunicado da decisão por telefone, ele contou que ação já era esperada devido inviabilidade ocasionada pelos atritos com Padilha. Osório afirmou ainda que não haveria justificativas para decisão que não escolhas políticas.

Acredita-se que a opção por Grace Mendonça seja também uma forma de amenizar as duras críticas que o governo Temer recebeu por não ter nomeado nenhuma mulher em seu “time” de ministros.

Foto: Agência Brasil 

Veja Também