Decisão de juiz prejudica Mendanha em Aparecida

Adversários alegam que o peemedebista era o maior beneficiado com a propaganda televisiva

Postado em: 14-09-2016 às 06h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Decisão de juiz prejudica Mendanha em Aparecida
Adversários alegam que o peemedebista era o maior beneficiado com a propaganda televisiva

Mardem Costa Jr.

O candidato Gustavo Mendanha (PMDB) deve ser o maior prejudicado com a decisão do juiz eleitoral Luciano Mtanios Hanna, que determinou a suspendeu a veiculação do horário político obrigatório dos candidatos a prefeito e vereador de Aparecida de Goiânia pela TV Serra Dourada, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

A decisão atendeu a mandado de segurança impetrado pelas coligações de Marlúcio Pereira (PSB) e Professor Alcides (PSDB), que alegaram que o custo de produção dos programas televisivos encarece em demasia a campanha eleitoral.

Continua após a publicidade

Nos bastidores, a informação é de que além de caro, a propaganda eleitoral estava beneficiando o peemedebista, que ocupava quase metade do bloco de 10 minutos, transmitido às 13h e 20h30.

Hanna chegou a indeferir iniciativa de igual teor feita pelo departamento jurídico de Pereira e Alcides, mas reconsiderou a decisão ao acolher manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-GO) pela interrupção imediata.

Pela legislação eleitoral, em caso de cidades com segundo turno e sem geradoras de TV, os Tribunais Regionais Eleitorais poderão designar veículos de radiodifusão em cidades próximas ao município em questão para realizar a transmissão, desde que a mesma seja aprovada pela maioria dos partidos.

No caso de Aparecida, somente as legendas em torno de Mendanha concordaram com a veiculação, enquanto as demais posicionaram-se contra. Isso foi levando em contra pela Procuradoria ao emitir parecer favorável pela suspensão dos programas.

Posicionamentos

A TV Serra Dourada informou que recebeu a intimação judicial por volta de 20h30 de segunda-feira, cancelando a transmissão que seria realizada ontem. Professor Alcides comentou que sua campanha foi contra a exibição da propaganda partidária pela TV em razão do alto custo, e que este seria inviável. Marlúcio Pereira não foi encontrado até o fechamento da edição.

Por sua vez, Gustavo Mendanha criticou a iniciativa dos adversários. “Infelizmente eles não querem que o povo veja as nossas propostas. O que nós temos visto aí é uma campanha onde, na verdade, nossos adversários não estão apresentando propostas. Mas nós vamos continuar com esse mesmo trabalho nas rádios junto com o povo, mostrando tudo aquilo que nós podemos fazer por Aparecida de Goiânia”.

Veja Também