Quinta-feira, 28 de março de 2024

Arrecadação cresceu sem aumento de impostos

Aumento da receita do Estado, de 12,5%, foi registrado de janeiro a agosto desse ano, por conta de ações do governo de combate à sonegação

Postado em: 16-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Arrecadação cresceu  sem aumento de impostos
Aumento da receita do Estado, de 12,5%, foi registrado de janeiro a agosto desse ano, por conta de ações do governo de combate à sonegação

A secretária da Fazenda de Goiás (Sefaz-GO), Ana Carla Abrão Costa, anunciou que a arrecadação estadual ontem cresceu 12,5% de janeiro a agosto deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Ela explicou que o incremento foi alcançado sem aumento de impostos. “Trabalhamos o desequilíbrio com o corte de despesas e com maior eficiência tributária (fiscalização)”, acrescentou.
A declaração foi dada durante lançamento do programa de Fiscalização Inteligente Seletiva (FIS), pelo governador Marconi Perillo (PSDB), que tem por objetivo inovar no combate ao transporte irregular de mercadorias com o uso de tecnologia da informação.
Na prática, o programa visa melhorar a eficácia da fiscalização de IPVA e de ICMS, com o monitoramento das mercadorias em trânsito por computadores, que fazem a leitura ótica das placas dos caminhões e transmitem as informações à Sefaz.
O fisco goiano é o primeiro do País a inovar com este tipo de tecnologia. Desde a sua apresentação, em junho deste ano, o governo já recebeu a visita de representantes de 13 estados interessados em implementá-lo. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apoia o programa, também manifesta interesse em levar o projeto para outros países.
O governador Marconi Perillo (PSDB) lembrou que o investimento em inovação é um dos principais segredos para que Goiás seja um dos primeiros Estados a sair da crise que atinge o País. O tucano agradeceu o esforço de todos os envolvidos e lembrou que ações como estas são necessárias para vencer a crise.
“Sem esforços como este, poderíamos estar à beira de um colapso financeiro, como estão hoje 15 estados brasileiros. As despesas correntes crescem e o Congresso aprova leis que aumentam os gastos dos estados sem indicar recursos. A inovação surge como uma saída”, afirmou. Ele frisou ainda a importância da atuação dos auditores: “O trabalho de vocês é muito importante para que consigamos oferecer bons serviços públicos a 6 milhões de goianos”.
Marconi ainda destacou a importância de decisões administrativas no combate à crise. Para ele, se o governo não tivesse tomado a decisão de cortar os gastos antes mesmo da crise se generalizar, não conseguiria cumprir suas obrigações e desenvolver programas como o FIS. “Estamos vencendo a crise e tenho expectativa de que 2017 será o ano de maiores investimentos em Goiás”, afirmou.
Ana Carla afirmou ainda que o combate à sonegação, pelo FIS, não tem caráter punitivo, mas de promover justiça fiscal. “A sonegação penaliza o bom contribuinte. Por isso é importante desenvolver trabalhos como este”, comentou.

FIS
Desenvolvido pelas Gerências de Arrecadação e Fiscalização (Geaf) e de Informações Econômico-Fiscais (Gief) da Sefaz, o programa permite a transmissão de dados fiscais de mercadorias em trânsito para os fiscais. Equipamentos da Sefaz identificam as placas dos caminhões de carga e as saídas de mercadorias e repassam os dados aos representantes do fisco. Caso haja alguma irregularidade, o veículo pode ser alvo de abordagem.

Veja Também