Nova pesquisa reforça segundo turno em Goiânia

Apesar de permanecer em primeiro lugar, o candidato Iris Rezende é ameaçado pelo crescimento de Vanderlan Cardoso

Postado em: 23-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova pesquisa reforça segundo turno em Goiânia
Apesar de permanecer em primeiro lugar, o candidato Iris Rezende é ameaçado pelo crescimento de Vanderlan Cardoso

Na manhã de ontem (22) foi divulgado os resultados da nova rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Paraná em Goiânia. De acordo com o levantamento o candidato Iris Rezende (PMDB) continua na liderança, com 35,7% das intenções de voto, apresentando uma pequena elevação referente a pesquisa anterior. Em segundo lugar se encontra o candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, que apresentou o maior crescimento dentre os prefeitáveis. Atualmente o pessebista é o candidato que apresenta o maior crescimento, saltando de 18,5% para 27,1%, ficando na cola do candidato peemedebista.

Na terceira posição está o candidato Delegado Waldir (PR) que, ao contrário do pessebista, apresentou a maior queda dentre os prefeitáveis. Na última pesquisa Waldir contava com 20,2% das intenções de voto e ocupava a segunda posição, no levantamento atual o prefeitável detém 11,7% dos possíveis votos. Logo em seguida se encontra a candidata petista, Adriana Accorsi, que permanece na quarta posição nas intenções de voto, contanto com 7% do eleitorado.

Francisco Júnior (PSD), assim como a candidata do PT, mantém a mesma posição, ocupando o quinto lugar de acordo com a pesquisa, e apresentando um leve aumento, contando com 3,4%. Em seguida se encontra o candidato do DEM, Djalma Araújo, que teve uma leve variação positiva, e agora conta com 1% dos possíveis votos. O democrata é seguido de perto pelo candidato do PSOL, Flávio Sofiati, que caiu na pesquisa e agora apresenta 0,1%. Os entrevistados afirmaram que irão votar em branco totalizaram 7,9%, já os que disseram ainda não saber em quem votar somaram 6%.

Continua após a publicidade

Espontânea

Já na pesquisa espontânea Iris também detém o primeiro lugar, com 25% das intenções de voto, seguido de perto por Vanderlan, que apresenta 18%. Muito atrás se encontra o prefeitável Delegado Waldir, com 5,6%, seguido de perto por Adriana Accorsi, que possui 3,4%. Em quinto lugar temos o candidato Francisco Júnior, com 2%. Os outros nomes citados totalizaram 0,4%.

Rejeição

Na pesquisa referente a quem os eleitores não votariam a candidata petista, Adriana Accorsi, assumiu a liderança, contando atualmente com 25% de rejeição, contra os 18,5% da pesquisa anterior. Já o segundo candidato em que os eleitores não votariam de jeito nenhum está Iris Rezende, que apresentou uma melhora referente ao último levantamento, contando com 22,4%. O prefeitável é seguido de perto pelo Delegado Waldir, que conta com 22,6%, seguido por Vanderlan Cardoso, com 19,6%, mostrando um crescimento a respeito da rejeição. Já os candidatos Flávio Sofiati e Francisco Júnior estão ambos com 14,4% de rejeição.

Segundo turno

O instituto Paraná também realizou dois cenários simulados para o segundo turno, apresentando a vitória do candidato do PMDB em ambas as simulações. Na primeira delas, contra o candidato Delegado Waldir, Iris Rezende venceria com 53,3% dos votos. Na segunda simulação, contra o candidato Vanderlan Cardozo, o peemedebista obteria a vitória com 45,7% dos votos.

Dados da pesquisa
A pesquisa, que é de responsabilidade do Instituto Paraná, ouviu 700 eleitores da cidade de Goiânia maiores de 16 anos. O trabalho de levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas pessoais entre os dias 18 e 21 de setembro. O levantamento atinge o grau de confiança de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 4% para os resultados gerais.

INTENÇÃO DE VOTOS:

Iris Rezende (35,7%)
Vanderlan Cardoso (27,1%)
Delegado Waldir (11,7%)
Adriana Accorsi (7%)
Francisco Júnior (3,4%)
Djalma Araújo (1%)
Flávio Sofiati (0,1%)
Nenhum (7,9%)
Não sabe (6%)

Simulações de 2º turno:

Iris (45,7%)
Vanderlan (40,6%)

Iris (53,3%)
Waldir (30,9%)

Veja Também