Quinta-feira, 28 de março de 2024

Justiça permite Vanderlan explorar vídeos de promessas de Iris

Imagens do peemedebista prometendo ficar no cargo até o fim do mandato e pedindo votos para o prefeito Paulo Garcia foram consideradas legais por juiz eleitoral

Postado em: 25-09-2016 às 08h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Justiça permite Vanderlan explorar vídeos de promessas de Iris
Imagens do peemedebista prometendo ficar no cargo até o fim do mandato e pedindo votos para o prefeito Paulo Garcia foram consideradas legais por juiz eleitoral

O juiz eleitoral Vicente Lopes da Rocha Júnior, em decisão da última sexta-feira (23) considerou válidas as propagandas produzidas pela coligação de Vanderlan Cardoso (PSB), monstrando promessas que não teriam sido cumpridas por Iris Rezende (PMDB) quando prefeito de Goiânia (2005-2010).

De acordo com a decisão, as imagens que mostram o peemedebista prometendo ficar até o fim do mandato durante as eleições de 2008, e anos depois pedindo voto para o atual prefeito Paulo Garcia (PT), podem fazer parte das propagandas políticas. O juiz considerou que são imagens sabidamente verídicas e que não há nada nelas que “degrade, ridicularize ou ofenda a honra do criticado”.

A suspensão da propaganda havia sido pedida pelo PMDB. No entanto, a decisão considera inválida a suspensão, alegando que a peça publicitária segue o que determina a lei eleitoral. Além disso, determinou que todas as emissoras de rádio e televisão sejam notificadas para que “cancelem a ordem de suspensão da veiculação da propaganda eleitoral”. O prazo para que a notificação seja feita é de no máximo três dias.

Continua após a publicidade

A propaganda mostra que Iris Rezende não cumpriu com a promessa de ficar até o fim do mandato para prefeito,por ter renunciado em 2010 – pouco mais de um ano depois de ser reeleito para ocupar o Paço Municipal. Na ocasião, o peemedebista deixou a administração de Goiânia para o petista Paulo Garcia, com o objetivo de disputar a eleição para governador, sendo derrotado por Marconi Perillo (PSDB) no mesmo ano.

(Redação com assessoria)

Veja Também