Marconi fala sobre Goiás no seminário de investimento do estado em Washington

Governador participou hoje, em Washington (EUA), do Seminário de Promoção de Investimentos no Estado de Goiás, onde apresentou números de Goiás e da Região Brasil Central

Postado em: 27-09-2016 às 18h50
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi fala sobre Goiás no seminário de investimento do estado em Washington
Governador participou hoje, em Washington (EUA), do Seminário de Promoção de Investimentos no Estado de Goiás, onde apresentou números de Goiás e da Região Brasil Central


O governador Marconi Perillo falou nesta terça-feira (27) no Seminário de Promoção de Investimentos no Estado de Goiás, na sede da McLarty Associates, em Washington (DC).   Além de apresentar números da economia goiana, Marconi também falou sobre a relevância da região Brasil Central para a economia do Brasil. Ele discorreu, ainda, sobre a crise política porque passa o país.

O governador de Goiás iniciou sua fala destacando a pujança da região Brasil Central, ao lembrar que é a região que mais cresce em produção; é responsável por mais de 50% dos alimentos do país e por grande parte da pauta de exportações. Em seguida falou sobre a proximidade entre Goiás e Brasília, cujo mercado consumidor é de mais de 9 milhões de pessoas. O governador também ressaltou que Goiás é uma das maiores fontes de energias renováveis. 

Marconi falou também aos empresários sobre a crise política e econômica pela qual passa o país e a crise entre o Poder Executivo e o Legislativo. Ele falou sobre o processo de impeachment sofrido por Dilma Rousseff e sua cassação. “Não se aprovou nada de reforma, nada que pudesse conter o desequilíbrio econômico e retomar o ciclo de desenvolvimento”, comentou.

Continua após a publicidade

Reiterou que, por outro lado, a crise fortaleceu as instituições, mas também evidenciou o desequilíbrio federativo. “A Federação Brasileira precisa de ajustes, e o presidente Temer, que é constitucionalista, tem tratado conosco desse tema. A presidente do STF nos recebeu recentemente com foco nesse tema do reequilíbrio federativo”, complementou.

Ele também ressaltou que Goiás foi o primeiro Estado a sair da crise: “Temos confirmação com base nas nossas contas públicas, mas também dos institutos que medem a geração de empregos, por exemplo”. Explicou que isso foi possível graças ao ajuste fiscal realizado pelo governo estadual ainda em 2014.

O embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, estava presente e fez uma breve apresentação sobre a economia de Goiás. Ele pontuou aos empresários americanos que nos últimos anos, nas gestões de Marconi, Goiás multiplicou por 10 vezes o PIB e por 20 as exportações. “Houve crescimento da indústria tecnológica, farmacêutica, de automóveis, de transformação. Tenho grande admiração por Goiás”, disse.
 
(Com informações do estado de Goiás)

Veja Também