Segunda-feira, 01 de julho de 2024

José Eliton dá posse a papiloscopistas

O governador em exercício, José Eliton deu posse ontem a 50 papiloscopistas aprovados no último concurso. A solenidade ocorreu o auditório Mauro

Postado em: 28-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O governador em exercício, José Eliton deu posse ontem a 50 papiloscopistas aprovados no último concurso. A solenidade ocorreu o auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião em que destacou a importância desses profissionais que, dentre outras funções, assumem papel fundamental na elucidação de crimes. Dos 100 aprovados, outros 50 tomarão posse em janeiro. Todos já passaram por curso de formação na Escola Superior de Polícia Civil e estão aptos a exercerem suas funções.
Inicialmente esses papiloscopistas serão lotados no Instituto de Identificação da Polícia Civil (PC-GO), mas atuarão no Instituto Médico Legal (IML). Com o reforço do quadro será viabilizada, ainda, a criação das centrais de perícia papiloscópicas nos municípios de Goiânia, Anápolis e Luziânia. No início de 2017, com o chamamento do restante dos aprovados serão criadas novas centrais em Uruaçu, Rio Verde, Jataí, Itumbiara e Catalão.

Promoção
Ainda na solenidade,o tucano assinou decreto de promoção para 42 policiais civis do Estado de Goiás. As escolhas seguiram os critérios de antiguidade e merecimento. São delegados, agentes, escrivães e papiloscopistas promovidos aos cargos segundo as classes: primeira, segunda e especial.
No total, seis delegados de polícia de primeira classe foram promovidos a delegados de polícia de classe especial. Um de segunda classe passou à primeira classe. Seis agentes de polícia de primeira classe foram promovidos à classe especial. Escrivães e papiloscopistas também integram o grupo promovido.

Agenda 2030
Eliton, participou também do hasteamento das bandeiras em comemoração pelo primeiro ano de adoção da Agenda 2030, na Praça Cívica. A iniciativa prevê um plano de ação para o desenvolvimento das pessoas, para o planeta e a prosperidade.
O objetivo é fortalecer a paz universal. “Finalmente os países que são signatários dessa carta se comprometeram a adotar ações objetivas e eficazes para fazer com que a vida seja um bem altamente protegido, assim como o meio ambiente, as questões relacionadas à prosperidade e ao planeta”, disse.

Continua após a publicidade

Formação da Polícia Civil é destacada pelo tucano
Durante o ato de posse, o governador em exercício lembrou de visita que fez em abril desse ano na Academia de Polícia Civil, ocasião em que presenciou a formação e capacitação dos aprovados. “Sabemos o quanto estão preparados para atuar. Vocês realizam um trabalho que é fundamental na medida em que têm condições de fazer a investigação correta do ponto de vista da identificação, contribuindo com o trabalho investigativo da Polícia Civil”, destacou José Eliton.
 O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, ressaltou os esforços do governo de Goiás quanto ao comprometimento e grandes mudanças que tem realizado no sentido de estruturar cada vez mais o aparato de segurança pública do estado.  
Lideranças políticas, da Polícia Militar, das secretarias de Estado e outros representantes de entidades classistas ligadas às forças de segurança acompanharam o evento.

Veja Também