Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Zé Gomes é assassinado em tiroteio e José Eliton fica ferido

Durante carreata na cidade de Itumbiara atirador realizou diversos disparos contra veículo em que políticos se encontravam

Postado em: 29-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Zé Gomes é assassinado em tiroteio e José Eliton fica ferido
Durante carreata na cidade de Itumbiara atirador realizou diversos disparos contra veículo em que políticos se encontravam

Na tarde de ontem (28), o vice-governador e atual responsável pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSAP), José Eliton (PSDB), foi baleado em um atentado na cidade de Itumbiara. Durante o tiroteio o ex-prefeito e candidato a prefeitura da cidade, José Gomes da Rocha (PTB), também foi atingido e morreu no local.
A confusão aconteceu em uma das principais avenidas do município durante uma carreata política. O petebista se encontrava em cima de uma camionete juntamente com o vice-governador quando foram atingidos. Já no final do evento o atirador, que estava em um carro preto, parou em frente ao veículo onde se encontravam os líderes políticos, abriu a porta do veículo e realizou os disparos. Gomes foi atingido na cabeça, e o tiro que acertou o psdebista atingiu a região do abdômen.
No momento dos disparos, Policiais Militares que realizavam a escolta do veículo que foi alvo dos tiros abriram fogo contra o suspeito matando-o no local. Durante a troca de tiros, o cabo da PM Vanilson Rodrigues foi atingido e também faleceu.
Eliton, que estava na cidade para dar apoio a candidatura de José Gomes, foi submetido a uma rápida cirurgia no Hospital Regional de Itumbiara e seu estado se mantém estável. Após os procedimentos médicos o vice-governador foi transferido para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) em Goiânia.
De acordo com as investigações da PM, o responsável pelo atentado foi o funcionário da Prefeitura de Itumbiara, Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos. Segundo as investigações, o suspeito era motorista da Secretaria de Saúde do município. Ainda não se sabe se o atentado foi motivado por interesses políticos.
O advogado muncipal Célio Rezende também foi atingido durante o atentado e transferido para o Hugol

Governo de Goiás emite nota
Conforme nota, o estado de saúde do governador em exercício e secretário de Segurança Pública de Goiás, José Eliton, vítima de atentado com arma de fogo em Itumbiara no final da tarde de ontem, é estável e ele não corre risco de morte.

José Gomes era considerado o “rei de Itumbiara” 
Natural de Itumbiara, Zé Gomes – como o político era conhecido – estava na vida pública desde os anos 70, quando foi eleito vereador da cidade pelo extinto MDB. No final dos anos 80 assumiu, como suplente, mandato de deputado federal pelo também extinto PDC – atual PP.
Rocha foi coordenador regional da campanha de Fernando Collor (PTC-AL) nas eleições de 1989. Um ano depois, conseguiu manter-se na Câmara dos Deputados como titular, onde ficou até 2002.
O petebista quase perdeu o mandato de deputado federal, acusado de ter contratado jogadores para o time homônimo de futebol da cidade – ele era presidente da agremiação – como servidores de seu gabinete. A questão foi explorada pela imprensa nacional e retratada no livro “A Ética da Malandragem”, do jornalista Lúcio Vaz.
Para escapar de uma possível cassação, Zé Gomes decidiu disputar a eleição de deputado estadual pelo PMDB. Logo após assumir o mandato na Assembleia Legislativa, em 2003, Rocha migrou para o PTB, onde disputou e foi eleito prefeito de Itumbiara no ano seguinte.
Após dois mandatos de prefeito da cidade-pólo da região Sul, onde foi bem-avaliado pela população, Rocha assumiu a presidência da Saneago em 2013, a convite do governador Marconi Perillo (PSDB).     
   
Favoritismo
Considerado o “rei de Itumbiara”, dada a sua popularidade junto à população da cidade, Até o trágico fato de ontem, Zé Gomes liderava as pesquisas de intenção de voto, que indicavam uma vitória tranquila do petebista sobre os demais prefeitáveis – entre eles o deputado estadual Álvaro Guimarães (PR).

Veja Também