Quatro prefeitáveis de Goiânia estão na frente, divulga pesquisa eleitoral

Na capital, o prefeitável Iris Rezende (PMDB) tem 37,8% das intenções de voto, contra 26,3% de Vanderlan Cardoso (PSB)

Postado em: 29-09-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Quatro prefeitáveis de Goiânia estão na frente, divulga pesquisa eleitoral
Na capital, o prefeitável Iris Rezende (PMDB) tem 37,8% das intenções de voto, contra 26,3% de Vanderlan Cardoso (PSB)

Venceslau Pimentel
Quatro candidatos a prefeito, dos dez maiores colégios eleitorais de Goiás, lideram com folga e tendem a sair vitoriosos da urnas, de acordo com pesquisas eleitorais. No grupo seguinte, a disputa deverá se dar voto a voto, já que há empate técnico entre os postulantes.
Com base nos levantamentos, se as eleições fosse hoje, estariam eleitos Ernesto Roller (PMDB), em Formosa, com 70,5%; Evandro Magal (PP), em Caldas Novas, com 49,6%; Jânio Darrot (PSDB), em Trindade, com 46,4%; e João Gomes (PT), em Anápolis, com 27,3%.
Com esse percentual na preferência do eleitor anapolino, o petista pode se reeleger já no primeiro turno. Isso porque o deputado estadual Carlos Antônio (PSDB) tem 10,5%, mesmo percentual de democrata Pedro Canedo.
O ex-prefeito de Itumbiara, José Gomes (PTB), que já foi prefeito da cidades por dois mandatos, e disputava novamente o cargo, também constava na lista de favoritos para vencer neste domingo. Ele tinha 59,4% das intenções de voto. 
Já em Goiânia e Aparecida de Goiânia, as duas outras cidades que podem ocorrer um segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores, a disputa se mostra acirrada.
Na capital, o prefeitável Iris Rezende (PMDB) tem 37,8% das intenções de voto, contra 26,3% de Vanderlan Cardoso (PSB). A eleição pode não ser decidida neste domingo, porque o peemedebista estacionou na casa dos 37%, enquanto o pessebista vem crescendo nas pesquisas de forma consistente a cada rodada, como mostra o Serpes.
Em Aparecida, os três candidatos que buscam suceder a Maguito Vilela (PMDB) estão empatados tecnicamente. O peemedebista Gustavo Mendanha leva um ligeira vantagem em relação aos adversários, com 25,8%; seguido pelo deputado estadual Marlúcio Pereira (PSB), com 23,3%; e o tucano Professor Alcides com 20%.
Quem detém a maior vantagem, dentre os prefeitáveis, é o deputado estadual Ernesto Roller. Ele tem uma frente de 57,5 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Rodrigo Lacerda (PSB), que registrou 13%, de acordo com a Empresa de Pesquisa e Consultoria Ltda.
Em Caldas Novas, o atual prefeito Magal deve se reeleger, deixando para trás o democrata Alison Maia, que ocupa a segunda posição. São 39,9 pontos percentuais de frente.
Com uma vantagem de 25,5 pontos percentuais em relação ao adversário que está em segundo lugar, segundo pesquisas, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, pode ser reeleito neste domingo.

Disputa acirrada
Depois de Aparecida, a eleição mais disputada deve acontecer em Luziânia, Rio Verde, Jataí e Águas Lindas, porque todos os candidatos registram empate técnico, dentro da margem de erro das pesquisas. 
No caso de Luziânia, uma decisão da Justiça Eleitoral pode mudar o quadro da cidade. A candidatura do prefeito Cristóvão Tormin (PSD) – que tem 33,2% das intenções de voto – que disputa a reeleição, continua indeferida. A chapa que ele encabeça foi impugnada por supostas irregularidades no registro da ata da convenção junto ao Cartório Eleitoral. Marcelo Melo (PSDB) pode ser favorecido com a decisão.

Veja Também