Mesmo proibidos, santinhos poluem a cidade

Bastou amanhecer o dia de eleição e os colégios eleitorais de Goiânia já estavam cheios de santinhos esparramados pela rua. Neste ano,

Postado em: 03-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mesmo proibidos, santinhos poluem a cidade

Bastou amanhecer o dia de eleição e os colégios eleitorais de Goiânia já estavam cheios de santinhos esparramados pela rua. Neste ano, o ato de esparramar o material eleitoral está proibido pela legislação, à pena pode variar entre seis meses e um ano de prisão.
Para o eletricista Reinaldo Vieira, eleitor do colégio estadual Pedro Gomes, no setor Campinas, a atitude reflete a má educação do brasileiro. “Ao sair do meu lar hoje, próximo aos colégios eleitorais, já identifiquei a falta de educação básica, isso é algo que deve ser desenvolvido em todos os brasileiros”, conta. Em relação a eleições anteriores o trabalhador considera que não mudou muita coisa, “o lixo está aqui”, afirma.

Limpeza 
Neste ano a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) disponibilizou cerca de mil homens para realizar a limpeza da cidade, porém, entre os locais visitados pelo o HOJE, na manhã de domingo (2), apenas a Escola Municipal Regina Helou na região noroeste contava com o apoio de um funcionário da Comurg.
“Desde a manhã de ontem os funcionários da Comurg estão limpando goiana, varremos vários colégios. O campeão de lixo foi Campinas. A intenção é limpar tudo na madrugado, antes que chova e eles preguem no chão”, revela o presidente da Comurg, Edilberto de Castro Dias.
A equipe passou pelos colégios estaduais de Campinas, Assis Chateubriand, Pedro Gomes e Castelo Branco. De acordo com o presidente da Comurg, a limpeza destes colégios será realizada ate a manhã de hoje (3). “Esse ano, o lixo eleitoral apresenta ter sido maior que o das eleições anteriores, a falsa impressão é devida a limpeza e atuação da Comurg durante a eleição”, avalia Edilberto.
Já o comerciante Alberto José de Basebo, que logo na manhã de domingo, limpava as calçadas próximo ao seu comercio considera que a população está mais consciente e opina que a quantidade de lixo eleitoral diminuiu. “A população está com mais consciência ao tratar do lixo na rua, provavelmente um reflexo da atuação dos órgãos de limpeza da prefeitura e a própria sensibilidade das pessoas”.
Apenas nas eleição passadas, em 2014, o aumento do lixo recolhido pela Comurg atingiu 74% a mais referente ao volume de dias considerados de demandas normais. Naquele ano, a prefeitura recolheu 189 toneladas do lixo.

Veja Também