PSDB e aliados ganham da oposição

Urnas mostram que os partidos da base de apoio do governo sagraram-se vencedores nas eleições; oposição encolheu

Postado em: 04-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PSDB e aliados ganham da oposição
Urnas mostram que os partidos da base de apoio do governo sagraram-se vencedores nas eleições; oposição encolheu

O resultado das urnas mostra que o PSDB e os partidos da base aliada do governador Marconi Perillo sagraram-se vencedores nas eleições de domingo. Em ordem inversa, a oposição, liderada pelo PMDB, DEM e PT encolherem e elegeram menos prefeitos agora do que em 2012.
Somente os tucanos conquistaram 25 prefeituras a mais que há quatro anos, passando de 52 para 77, um crescimento de 50%. A coalizão liderada pelo PSDB venceu em nove dos 15 maiores municípios mais populosos, e garantiu vaga nos dois colégios onde haverá segundo turno – Goiânia e Anápolis.
Em Goiânia, o apoio dos tucanos alavancou a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSB) para o segundo turno. O quadro na capital é avaliado como derrota para o ex-prefeito e candidato a novo mandato Iris Rezende (PMDB), e para o senador Ronaldo Caiado (DEM), que apostavam em vitória em no primeiro turno.
O PSDB elegeu 35 prefeitos a mais que o PMDB, que venceu em 42 municípios. Ainda assim, parte dos prefeitos peemedebistas eleitos apoiam a gestão de Marconi e, em boa parte das cidades, fecharam coligação com os tucanos.
O PP, que também integra a base de apoio do governador, é o terceiro partido que mais elegeu prefeitos, com vitória em 22 municípios. Marconi e o vice-governador José Eliton (PSDB) favoreceram os candidatos aliados, por meio de mensagens de apoio durante a campanha eleitoral.
Também saíram favorecidos do processo outros cinco grandes partidos da base aliada. O PR elegeu 18 prefeitos; o PSD, 15; o PTB elegeu 12; o PSB, 10 prefeitos; e o PPS conquistou 4 prefeituras. Assim como em Goiânia, a base aliada também vai disputar o segundo turno em Anápolis, com Roberto do Orion (PTB), que obteve 21,56% dos votos e concorrerá com o atual prefeito, João Gomes (PT), com 29,92% dos votos válidos.
Os partidos aliados ao governo venceram na maioria dos grandes municípios do Estado: elegeram os prefeitos de nove dos 15 maiores municípios do Estado. A base venceu em Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Trindade, Novo Gama, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí e Planaltina. Em Posse, município do vice-governador e secretário de Segurança Pública José Eliton, Wilton Barbosa (PSDB) venceu com 57,01% dos votos. 
A base computa vitórias mesmo entre prefeitos filiados a partidos oficialmente de oposição. Em Hidrolândia, o prefeito Paulinho se reelegeu com 67,99% dos votos. Filiado ao DEM, ele é aliado de Marconi e apoia a gestão estadual. Na Cidade de Goiás, a prefeita Selma Bastos (PT) se reelegeu com 42,59%. A petista teve o PSDB como vice na coligação que apoiou sua candidatura ao novo mandato. O PSDB também indicou os vices de diversas coligações lideradas pelo PMDB.

Caiado diz ver crescimento da oposição
Na avaliação do senador Ronaldo Caiado (DEM), a oposição saiu vitoriosa das eleições, ao eleger prefeitos nos maiores municípios, cenário que, segundo ele, terá reflexo no pleito estadual de 2018. Juntos, concentram 58% do eleitorado, cujo eleitorado elegeu sete prefeitos da oposição.
O democrata destaca vitórias em Aparecida de Goiânia, Formosa, Goianésia, Catalão, Rio Verde, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto, que somam 659.963 eleitores. A oposição também contabiliza vantagem de Iris Rezende no segundo turno em Goiânia, onde são contabilizados 957.161 eleitores. Em Anápolis e Senador Canedo a disputa segue indefinida ainda.
“As eleições deste domingo mostraram o crescimento da aliança do DEM com o PMDB em várias cidades de Goiás. Saímos vitoriosos em cidades que são referências regionais e essas alianças indiscutivelmente darão uma base forte de apoio tanto no próximo ano quanto em 2018”, avaliou.

Veja Também