Francisco Jr declara apoio a Vanderlan no segundo turno

Candidato derrotado do PSD segue tendência natural da base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB)

Postado em: 07-10-2016 às 08h30
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Francisco Jr declara apoio a Vanderlan no segundo turno
Candidato derrotado do PSD segue tendência natural da base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB)

Mardem Costa Jr.

O deputado estadual Francisco Júnior (PSD) fechou apoio a Vanderlan Cardoso (PSB) no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Goiânia. A decisão, que será oficializada na manhã desta sexta-feira (7) no escritório político do parlamentar, foi tomada após reuniões com as direções do PSD e do PTB – legendas que lançaram o deputado como candidato ao Paço Municipal – em conjunto com os vereadores eleitos pela coligação do pessedista e outras lideranças.

Continua após a publicidade

Francisco Júnior ficou em quarto lugar na eleição do último dia 2 de outubro, tendo recebido 63.712 votos – 9,31% do total. Antes de Francisco, o pessebista já tinha recebido apoio da Rede Sustentabilidade – incluindo o candidato derrotado Djalma Araújo – e do Partido da República (PR). Uma possível composição com o deputado federal Delegado Waldir (PR), que ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral goianiense, está sendo cogitada, mas ainda é incerta. Waldir chegou a declarar a neutralidade no segundo turno, em vídeo publicado no Facebook.

A parceria foi comemorada por Ronnie Pessoni, coordenador geral da campanha de Cardoso. “Ficamos muito satisfeitos com esse apoio, porque o Francisco Júnior, a exemplo do Vanderlan, foi o que mais apresentou propostas para Goiânia”, justifica. Para Pessoni, figuras políticas como o pessedista somam forças em prol do postulante do PSB. “Esse apoio nos faz acreditar mais ainda que estamos certos, que ganharemos as eleições e o Vanderlan vai fazer a melhor administração que Goiânia já viu até hoje”.

O apoio não é novidade – o próprio Francisco já tinha deixado a possibilidade em aberto nas entrevistas que concedeu ao longo do primeiro turno, inclusive na sabatina realizada na sede do O HOJE. Apesar de conversas com o staff de Iris Rezende (PMDB), uma composição das legendas em torno de pessedista com o peemedebista seria improvável, ainda que o também deputado estadual Henrique Arantes (PTB) tivesse sinalizado um possível apoio do PTB a Iris caso a eleição viesse a ser disputada no segundo turno.

Anápolis
A união PSD-PTB, apesar de derrotada em Goiânia, pode ser bem-sucedida em Anápolis, caso Roberto do Orion (PTB) vença a batalha contra o atual prefeito João Gomes (PT) no próximo dia 30. Conversas de bastidores indicam que o apoio das siglas a Vanderlan pavimenta o caminho para a união da base aliada ao governador Marconi Perillo (PSDB) em torno do petebista anapolino. 

Veja Também