Marconi é reeleito presidente do Fórum Brasil Central

Governadores reconduziram Perillo à presidência por unanimidade em encontro realizado em Porto Velho (RO)

Postado em: 08-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi é reeleito presidente do Fórum Brasil Central
Governadores reconduziram Perillo à presidência por unanimidade em encontro realizado em Porto Velho (RO)

Por unanimidade, os governadores que integram o Fórum de Governadores do Brasil Central disseram apoiar a recondução do governador Marconi Perillo ao posto de presidente da entidade. A manifestação se deu durante a assembléia dos governadores, no encerramento do V Fórum realizado na última semana na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia.

A eleição do presidente do Fórum para o ano de 2017 ocorrerá na última reunião do ano, marcada para dezembro em Brasília. Mas a decisão de reeleger Marconi já estava tomada desde a reunião ocorrida em agosto na cidade de Bonito, interior do Mato Grosso do Sul. Naquela ocasião, o governador de Rondônia, Confúcio Moura, adiantou que havia unanimidade entre os membros para que Marconi, “por seu dinamismo, capacidade de aglutinação e de deliberação” continuasse a comandar os destinos do Fórum.

Continua após a publicidade

Na reunião desta semana em Porto Velho, o assunto voltou a ser ventilado, agora com força de decisão. Na entrevista coletiva pela manhã, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, adiantou que o convite a Marconi já havia sido feito e que sua recondução ao posto já estava definida.

O governador de Goiás lembrou que a eleição ocorrerá em Brasília, mas que já havia concordado com a incumbência. Disse que o fazia porque tem tido a colaboração e o esforço de toda a equipe de secretários e dos governadores. “Trabalhar com essa equipe dedicada, esforçada e competente, facilita a nossa missão”, disse ao referir-se de forma particular aos auxiliares do governo de Goiás que ocupam postos-chave no consórcio.

“Essa é mais uma responsabilidade que assumo. Isso reflete a confiança que meus colegas governadores mantêm para que eu continue coordenando essa que tem sido uma ação elogiada por muitos”, salientou o tucano.

O governador do Distrito Federal elogiou a gestão do governador Marconi Perillo à frente da presidência do Fórum de Governadores do Brasil Central dizendo estar impressionado com os desdobramentos dos temas abordados pelo consórcio ao longo de suas reuniões. “Muitos benefícios já começaram a ser colhidos pelos estados da região”, declarou.

Para Rodrigo Rollemberg, “o Consórcio está caminhando muito bem sob a presidência de Marconi. Por isso entendemos que devemos dar continuidade a esse trabalho. Não há alternativa melhor do que a recondução do governador Marconi. Nós estamos todos muito satisfeitos com o Consórcio e com a condução que o Marconi tem dado a ele”.

Marcelo Miranda, governador do Tocantins, justificou a reeleição de Marconi dizendo que o governador de Goiás tem compromisso em levar adiante um projeto que beneficia a todos. “O governador Marconi continuará a comandar este bloco porque tem trabalho prestado. Ele, com sua experiência de quatro mandatos de governador, tem muito a contribuir ainda para o Fórum”, observou.

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, disse que Marconi será reeleito “porque tem feito um belíssimo trabalho, tem demonstrado a sua organização e o seu avanço nessas relações interestaduais. Por tudo isso e muito mais, nós todos, governadores, entendemos que ele deve permanecer à frente do Consórcio”. 

Carta de Porto Velho apóia projeto de Repatriação
Os governadores que integram o Fórum de Governadores do Brasil Central assinaram, ao final do encontro de Rondônia, a carta de Porto Velho ao presidente Michel Temer manifestando apoio ao Projeto de Repatriação em curso no Congresso Nacional. De iniciativa e sob a coordenação do Ministério da Fazenda, os governadores disseram apoiar a íntegra das disposições do projeto sem qualquer alteração que o desfigure ou diminua o impacto esperado pela União, Estados e municípios.

Solicitaram que se inclua a multa em razão da repatriação, por seu caráter acessório, no critério de distribuição com estados e municípios, obedecendo ao princípio constitucional. Nela, os governadores solicitam ao presidente Temer que realize, em caráter de urgência, o pagamento do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) já previsto na meta fiscal de 2016.

Por fim, reivindicam a inclusão dos Estados no debate sobre previdência pública, buscando enfrentar os déficits das previdências estaduais e distrital que podem vir a comprometer o pagamento de aposentados e pensionistas.

Na carta, os governadores se colocam à disposição do Governo Federal para ajudar no controle da crise e retomada do crescimento econômico. “Reforçamos – salientaram – o papel dos governos locais para que, a partir de soluções de enfrentamento aos profundos desafios fiscais da atualidade, seja criado o clima de confiança necessário à retomada dos investimentos.”

Veja Também