Francisco Jr declara apoio a Vanderlan no segundo turno

Candidato derrotado do PSD segue tendência natural da base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB)

Postado em: 08-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Francisco Jr declara apoio a Vanderlan no segundo turno
Candidato derrotado do PSD segue tendência natural da base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB)

Detentor de 63.712 votos – 9,31% do total no primeiro turno, o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) fechou apoio a Vanderlan Cardoso (PSB) no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Goiânia. A decisão foi oficializada na manhã desta sexta-feira (7) no escritório político do pessedista, em evento que contou com a participação de várias lideranças políticas em torno dos dois candidatos, e foi tomada após conversas entre Francisco e o PSD com Vanderlan. 

O parlamentar asseverou a necessidade de se posicionar na batalha do pessebista contra Iris Rezende (PMDB) no segundo turno.  “Sou homem público, comprometido com Goiânia, e não posso me furtar a desejar o bem para nossa cidade, por isso estou me declarando. Entendo que o contexto, o momento e a situação político-histórico que Goiânia enfrenta, a equipe de um lado e de outro, as pessoas envolvidas, todos esses fatores me colocam pró-Vanderlan nesse momento”, afirmou.

Continua após a publicidade

O apoio não é novidade – o próprio Francisco já tinha deixado a possibilidade em aberto nas entrevistas que concedeu ao longo do primeiro turno, inclusive na sabatina realizada na sede do O HOJE. Apesar de presente na coligação do deputado, o PTB ainda não decidiu quem apoiar na eleição do próximo dia 30, mas fontes ouvidas pela reportagem relataram que o candidato do PSB deve receber o apoio dos petebistas nos próximos dias.

A adesão foi comemorada por Vanderlan, que destacou o conhecimento e a propriedade com que Francisco Júnior discutiu sobre temas relevantes da capital goiana, especialmente acerca da mobilidade urbana, segurança e saúde. “Francisco fez uma campanha bonita, mostrou que conhece Goiânia e tem ótimas propostas para a nossa capital, e vamos incorporar algumas delas já no segundo turno, nos programas eleitorais”, disse.

Cardoso ainda lembrou que uma importante parcela da votação do pessedista veio de eleitores de alto nível socioeconômico – o que pode ser confirmado ao analisar a votação por zonas eleitorais – e acredita que a parceria resulte na absorção desses votos em prol do postulante do PSB. 

Anápolis
A união PSD-PTB, apesar de derrotada em Goiânia, pode ser bem-sucedida em Anápolis, caso Roberto do Orion (PTB) vença a batalha contra o atual prefeito João Gomes (PT) no próximo dia 30. A necessidade de apoio dos partidos da base do governador Marconi Perillo (PSDB) em torno do projeto do petebista anapolino justifica o possível posicionamento do PTB a favor de Vanderlan, ainda que a contragosto dos líderes da legenda trabalhista.  

Família Cruvinel também adere, enquanto Waldir é incógnita
Enquanto Francisco Júnior aderiu à campanha de Vanderlan Cardoso pela manhã, à tarde foi a vez do deputado Virmondes Cruvinel (PPS) e de Rose Cruvinel (PMN), candidata à vice-prefeita na chapa de Delegado Waldir (PR). Apesar de filiado ao PPS estar coligado com o pessebista, Virmondes apoiou o republicano pela questão familiar – ele é filho de Rose. 

Rose destacou a disposição de ir para as ruas defender o nome de Vanderlan. “Não sou uma pessoa de ficar em cima do muro. Sou de campanha, de discutir propostas, pedir voto, ir para  as redes sociais, embora não seja novinha”, pontuou.

Apesar de ter anunciado a neutralidade na disputa pelo segundo turno, Waldir está conversando com Vanderlan Cardoso. “Iniciamos um diálogo e conversamos sobre os nossos trajetos e propostas para a melhoria da cidade e ele ficou de fazer uma análise retornar a conversa”, avaliou.

Veja Também