Pesquisa mostra empate técnico entre Iris e Vanderlan

Levantamento foi divulgado neste domingo e apresenta diferença de apenas 3,2% entre os prefeitáveis da capital

Postado em: 10-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A primeira rodada da pesquisa de intenção de votos realizada pelo instituto Serpes para o segundo turno da eleição municipal de Goiânia mostra uma disputa acalorada entre os dois candidatos. De acordo com o levantamento divulgado ontem (9), a diferença entre os prefeitáveis é de apenas 3,2 pontos porcentuais, com vantagem para o peemedebista Iris Rezende. Esta diferente é referente às intenções de votos válidos no cenário estimulado, onde Rezende conta com 51,6% contra 48,4% de Vanderlan Cardoso (PSB), e considerando a margem de erro para esta situação – 4,5 pontos porcentuais – os prefeitáveis se encontram num empate técnico.
No levantamento estimulado a diferença entre os candidatos é ainda menor, com Iris também liderando com 41,9% das intenções de votos, contra 39,3% do pessebista, revelando uma diferença de 2,6 pontos porcentuais entre os prefeitáveis, e também apresentando empate técnico. Do total de entrevistados, 10,6% afirmaram que anulariam ou votariam em branco, enquanto que 8,2% disseram que ainda não sabem para qual concorrente darão seu voto.
Já a pesquisa espontânea, quando o eleitor cita o candidato sem auxílio do pesquisador, a diferença entre os prefeitáveis é ainda menor que no levantamento estimulado, somando apenas 2 pontos porcentuais entre os candidatos. Rezende apresenta 39,6%, e Cardoso registra 37,6%. Os indecisos somam 12%, e 10,8% votariam em branco ou anulariam seus votos.
Comparando o atual levantamento com a simulação de segundo turno realizada pelo instituto na última rodada da pesquisa, que foi divulgada na manhã do dia da votação para o primeiro turno (2), o candidato peemedebista apresenta uma diminuição nas intenções de votos de 3,4 pontos. Já o candidato do PSB demonstra um pequeno crescimento de 0,5%. Já o número de eleitores que declararam que anulariam o voto diminuiu 2,2%, em contrapartida o número de indecisos cresceu consideravelmente (5%), ultrapassando a margem de erro.

Rejeição
Na pesquisa sobre rejeição, Rezende também aparece em primeiro lugar, sendo citado como rejeitado por 26,8% dos eleitores, enquanto o candidato socialista é visto negativamente por 22% dos eleitores. Quase 58% dos entrevistados afirmaram não rejeitar ninguém, e apenas 1,7% ainda não decidiu se rejeita algum dos prefeitáveis. 

Metodologia
O levantamento ouviu 601 eleitores entre os dias 5 e 7 de outubro, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança do levantamento é de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número GO-06833/2016. O Instituto Serpes foi contratado pela Jaime Câmara e Irmãos Associados para realizar o levantamento.

Continua após a publicidade

INTENÇÃO DE VOTO 2º TURNO

VOTOS VÁLIDOS:
Iris Rezende (PMDB) = 51,6%
Vanderlan Cardoso (PSB) = 48,4%

ESTIMULADA:
Iris Rezende (PMDB) = 41,9%
Vanderlan Cardoso (PSB) = 39,3%
Não decidiu  = 8,2%
Nulos/Brancos = 10,6%

ESPONTÂNEA:
Iris Rezende (PMDB) = 39,6%
Vanderlan Cardoso (PSB)  = 37,6%
Não decidiu = 12%
Nulos/Brancos = 10%

REJEIÇÃO:
Iris Rezende (PMDB) = 26,8%
Vanderlan Cardoso (PSB) = 22%
Não rejeita ninguém = 57,9%
Indecisos = 1,7%

Veja Também