Cientistas analisam atuação de partidos nas eleições municipais

O desempenho dos partidos no primeiro turno das eleições municipais deste ano mostrou um quadro de diferenças em relação ao tamanho das

Postado em: 10-10-2016 às 06h00
Por: Redação

O desempenho dos partidos no primeiro turno das eleições municipais deste ano mostrou um quadro de diferenças em relação ao tamanho das cidades conquistadas por cada um. O levantamento feito pela Agência Brasil a partir de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) observou o número de prefeitos eleitos por cada agremiação nas diferentes faixas de número de eleitores das cidades. 
Os dados indicam, por exemplo, que o PSDB é o partido que teve melhor desempenho nas grandes cidades. Além de ter eleito, em primeiro turno, o prefeito de São Paulo, o partido também elegeu mais um prefeito numa cidade dentro da faixa entre 500 mil e um milhão de eleitores, e 12 prefeitos em cidades com 200 mil a 500 mil eleitores. O PMDB, partido com maior número de prefeitos no total, 1028, elegeu seis nas cidades dessa última faixa.
Para o cientista político Antônio Augusto de Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), os tucanos se beneficiaram indiretamente com a queda de votos do PT. “Havia uma polarização histórica entre PT e PSDB nos grandes centros. Como o PT foi abandonado pelo eleitor e não surgiu outro partido para ocupar esse espaço, o PSDB foi o beneficiário natural desse fenômeno”.cientista político.

Veja Também