Marconi anuncia criação de 20 centros culturais no Estado

Em hangout, junto com o superintendente de Cultura, Nasr Chaul, governador afirmou que os centros serão instalados nas maiores 20 cidades goianas

Postado em: 11-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi anuncia criação de 20 centros culturais no Estado
Em hangout, junto com o superintendente de Cultura, Nasr Chaul, governador afirmou que os centros serão instalados nas maiores 20 cidades goianas

Da redação

O governador Marconi Perillo anunciou, hoje, a criação de 20 centros culturais nas 20 maiores cidades goianas. O anúncio foi feito durante o programa Papo Com Governador, bate-papo em tempo real com internautas por meio do Facebook. Acompanhado pelo superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul, ele informou que as cidades que abrigarão os centros culturais já foram selecionadas, e que o Instituto de Arquitetura Brasileira (IAB) coordenará o projeto de construção dos centros.

O intuito é fomentar a cultura regional, proporcionando aos artistas equipamentos modernos para o desenvolvimento de seus trabalhos. “Podemos esperar uma verdadeira revolução em possibilitar às cidades do interior equipamentos do nível do talento existente em cada uma dessas regiões”, acrescentou Chaul.

Continua após a publicidade

Perillo afirmou ainda existir duas grandes iniciativas que conseguem consagrar o esforço na área cultural. “Uma é a Lei Goyazes, que tem sido um importantíssimo instrumento de fomento às ações de Cultura, e o outro é o Fundo Estadual de Cultura, que assegura recursos para implementação de políticas de cultura, ampliação tanto nas artes plásticas, literatura, música, quanto em diversos campos. Esses são dois instrumentos de fomento para a área da Cultura”, explicou o tucano.

“O Fundo de Cultura passou neste ano por uma reformulação de todos os seus editais, para 19 editais, e inserimos nesse contexto uma ampla discussão com todas as áreas, com o Conselho Estadual de Cultura, com as entidades ligadas à cultura e firmamos editais altamente republicanos, democráticos, transparentes e contemporâneos no sentido de que você faz tudo online. Dentre esses editais, nós temos para a Juventude, Comunidade LGBTT, matriz africana, Hip Hop”, reforçou Chaul.

“É importante dizer que, em eventos como Fica, Canto da Primavera e TeNpo, além da programação tradicional, nós também estimulamos muito as oficinas de música, de teatro, de cinema e o debate dos mais variados temas que são feitos com a comunidade, além é claro da conscientização, como de preservação do meio ambiente. Estes eventos todos têm sido educativos, extremamente importantes para o crescimento da consciência em relação à preservação dos nossos patrimônios”, comentou o governador.

Sobre o Canto da Primavera, o superintendente de Cultura esclareceu que esse ano o evento terá uma alteração muito significativa, pois será realizado durante duas semanas. “Essa é a 17ª edição do Canto da Primavera. Neste ano ele tem uma semana básica de música instrumental, erudita; que é um anseio antigo da cidade de Pirenópolis.  Concentramos bastante a programação nesse contexto, e, na segunda semana, 30 shows de artistas locais, com dois shows nacionais”, declarou Chaul.

O governador completou dizendo que só é possível existir uma boa política cultural no Estado devido ao fato de que Goiás é um grande celeiro de intelectuais e artistas de diferentes áreas culturais. “Nós temos curadores de museus, músicos das mais variadas, temos artistas plásticos, pintores, companhias de dança, orquestras. Temos em Goiás o que há de melhor no Brasil. Se o governo tem políticas maduras, é porque aqui também somos um celeiro de artistas no Brasil”, pontuou Perillo.

Veja Também