Marconi sugere taxar combustíveis fósseis

Para o governador, criar incentivos fiscais estimulou a cadeia produtiva de álcool, açúcar e biodiesel, fazendo de Goiás o segundo produtor nacional

Postado em: 18-10-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi sugere taxar combustíveis fósseis
Para o governador, criar incentivos fiscais estimulou a cadeia produtiva de álcool, açúcar e biodiesel, fazendo de Goiás o segundo produtor nacional

Redação com assessoria

O governador Marconi Perillo (PSDB) lançou  a proposta da taxação dos combustíveis fósseis, durante a abertura da 16ª Conferência Internacional Datrago sobre Açúcar e Etanol nesta segunda (17), em São Paulo.

O tucano pontuou que esta matriz é agressiva ao meio ambiente e causa danos à saúde humana. Marconi, que ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ministrou palestra no painel Etanol e Desenvolvimento Econômico, disse que fará gestões como agente político para que a Organização Municipal de Saúde (OMS) desenvolva uma política, nos caso dos combustíveis poluentes, semelhante ao que desenvolve hoje em relação ao tabaco.

Continua após a publicidade

A Conferência Internacional Datrago reúne produtores de açúcar, etanol e biodiesel dos cinco continentes, com a participação de autoridades públicas, fundos de investimento, empresas de logística, distribuidores e fornecedores de insumos. Perillo foi saudado pelo presidente da Datrago, Plínio Nastari, para quem o setor vê com bons olhos o desafio lançado por Marconi para que a OMS feche o cerco em relação à chamada “energia suja”.

Na palestra, realizada no salão de eventos do hotel Grand Hyatt São Paulo, o governador  assinalou que o setor sucroenergético resistiu, nos últimos quinze anos, às políticas públicas “equivocadas” do governo federal, e é hoje um dos segmentos que mais crescem no País.

Marconi citou a experiência de Goiás de criar incentivos fiscais específicos para estimular a cadeia produtiva de álcool, açúcar e biodiesel no Estado, fundamental para que assumisse o posto de 2.º produtor nacional de etanol e açúcar. Apesar da seca deste ano, reflexo das mudanças climáticas, Perillo disse que Goiás deverá ter uma safra apenas um pouco abaixo de 7 milhões de toneladas de cana de açúcar.

Na conferência, o tucano argumentou que o etanol traz desenvolvimento. “O IDH dos municípios produtores de cana cresceu 65% entre 1970 e 2010, enquanto o IDH dos municípios sem produção agrícola representativa cresceu apenas 57%”, disse.  Reafirmou que Goiás tem “forte compromisso” com a energia renovável e também tem hoje uma das matrizes energéticas “mais limpas do País”, com produção de etanol, biomassa e biodiesel.

Novos tempos, novos paradigmas
O tucano também enfatizou que de 2000 até hoje, o Brasil desembolsou mais de 156 bilhões de dólares em importação de petróleo. Só com a gasolina e o óleo diesel, os gastos com a importação, segundo ele, foram de 70 bilhões de dólares nesse período.

Disse também que o Brasil assumiu o compromisso, na Carta de Paris, de reduzir as emissões de poluentes em 43% até 2030, mas o País gastou 70 bilhões de dólares importando combustível que aquece o planeta e libera enormes quantidades de material particulado. “Gastamos 70 bilhões de dólares para piorar a temperatura e o ar que respiramos”, observou.

Na exposição, afirmou que o uso do petróleo tem financiado atividades terroristas. “Estimativa da ONU é que o Estado Islâmico tenha faturado 1,6 milhão dólares por dia com a venda de petróleo. Também lembrou que o Papa Francisco, em encíclica de 2015, instou o mundo a investir mais em energia limpa, com a participação de organismos multilaterais. “No último sábado, quase 200 países assumiram o compromisso de banir o uso do hidrofluorcarbonetos, até 2018”, ponderou.

No encerramento da palestra, o governador disse que como político e cidadão não consegue entender porque até hoje a OMS não recomendou a taxação dos combustíveis fósseis pelo mal que fazem à saúde e ao meio ambiente. “O Brasil deveria ser protagonista nessa política, até para atender os compromissos feitos na COP 21”, arrematou.

No evento, em companhia de Alckmin, Perillo foi convidado por Nastari, a conhecer um veículo, de tecnologia japonesa, que transforma o etanol em bioletricidade, o  e-Bio Fuel-Cell – que faz 20 quilômetros com um litro de etanol, processado para virar eletricidade.

Veja Também