Assembleia amplia alcance de ações

O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), disse que o Parlamento se torna cada vez mais transparente, na medida em que ampliar a participação do cidadão

Postado em: 19-10-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Assembleia amplia alcance de ações
O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), disse que o Parlamento se torna cada vez mais transparente, na medida em que ampliar a participação do cidadão

Vesceslau Pimentel

Ao lançar ontem a plataforma digital Opine Cidadão, o presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa (PSDB), disse que o Parlamento se torna cada vez mais transparente, na medida em que ampliar a participação do cidadão nos debates relacionados aos projetos de leis de interesse da sociedade.

A iniciativa de sugerir a criação da ferramenta partiu do próprio presidente, por pretender deixar como principal marca da gestão da Mesa Diretora a transparência e participação popular. “O debate é o papel do Parlamento. Cumprimos essa função quando o cidadão é estimulado a discutir sobre as proposituras e quando oferecemos subsídio para que a população conheça as posições de seus representantes”, definiu o presidente.

Continua após a publicidade

Ele conclui o mandato dele em fevereiro, e será sucedido pelo deputado José Vitti (PSDB), eleito em junho, por unanimidade. A mesa diretora também será composta Mané de Oliveira (PSDB), como 1º vice-presidente; Henrique Arantes (PTB), 2º vice-presidente; Helio de Sousa (PSDB), 1º secretário; Bruno Peixoto (PMDB), 2º secretário; Lincoln Tejota (PSD), 3º secretário, e Humberto Aidar (PT), 4º secretário.

Na abertura do evento, Helio de Sousa garantiu que José Vitti terá, em sua gestão, recursos para dar continuidade à construção da nova sede da Assembleia, localizada nas proximidades do Paço Municipal. Segundo ele, uma  nova licitação deverá ser concluída em breve. 

Helio de Sousa afirmou que a atual mesa diretora tem procurado ampliar as ações de transparência, e que havíamos proposto a criação de uma plataforma que permitisse às pessoas participarem do debate parlamentar. “O Opine Cidadão vai cumprir essa função, oferecendo a oportunidade para que cada pessoa possa manifestar sua posição em relação a algum projeto, dizendo se concorda ou não e compartilhando sua opinião em suas redes sociais”, pontuou. 

O diretor-geral Fabiano Gomes de Oliveira disse que a plataforma digital Opine Cidadão foi inteiramente desenvolvida pelos próprios servidores da Assembleia Legislativa. Para ele, a nova ferramenta é um passo importante na abertura do debate público na Assembleia. 
“A Assembleia tem promovido importantes atos de governança na atual gestão, como o desenvolvimento próprio de softwares, plataformas e sistemas de informação. Essas iniciativas reforçam as ações de transparência no contexto da estrutura administrativa ao mesmo tempo em que buscam aproximar o cidadão do cotidiano parlamentar”, afirmou o Diretor-Geral. 

Funcionamento

O Opine Cidadão é um programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa que vai permitir ao usuário manifestar sua posição favorável ou contrária sobre qualquer processo legislativo em tramitação. Por meio de um sistema intuitivo, todo o conteúdo em discussão será disponibilizado e poderá ser compartilhado por meio de redes sociais como Facebook e Google+. 

A nova plataforma é relevante para o Poder Legislativo porque amplia a participação popular e o engajamento social nos debates em plenário. Os deputados poderão orientar seus votos por meio do acompanhamento em tempo real dos resultados das manifestações no Opine Cidadão. Qualquer pessoa poderá ampliar o debate público por meio de suas redes sociais, sem qualquer interferência.

Veja Também