Quinta-feira, 28 de março de 2024

Com ocupações de escolas, saiba como será a votação no domingo

Goiânia e Anápolis, as cidades Goianas onde acontecerá o segundo turno, somam mais de 1,2 milhão de eleitores e 3.486 seções eleitorais

Postado em: 28-10-2016 às 14h00
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Com ocupações de escolas, saiba como será a votação no domingo
Goiânia e Anápolis, as cidades Goianas onde acontecerá o segundo turno, somam mais de 1,2 milhão de eleitores e 3.486 seções eleitorais


Os eleitores que irão às urnas neste domingo (30) para a votação em segundo turno deverão ficar atentos aos locais de voto. Em todo o país, inclusive aqui em Goiânia,  escolas, institutos e universidades federais que são colégios eleitorais estão ocupados por estudantes que protestam contra medidas tomadas pelo governo federal. Isso fez com que os tribunais regionais eleitorais dessas localidades fizessem algumas alterações.

De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), são 1.177 locais ocupados em todo o país. Não há um balanço nacional oficial. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cabe a cada TRE a organização das eleições. O eleitor deve conferir junto a esses tribunais se houve alteração no local de votação. O segundo turno ocorre em 57 municípios, sendo 18 capitais. Segundo o TSE, 32.986.856 de eleitores deverão voltar às urnas.

Goiás

Continua após a publicidade

O segundo turno das eleições municipais em Goiás ocorrerá em duas cidades: Goiânia e Anápolis. Em Goiânia, os eleitores com seções de votação localizada no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) vão ter que votar no Colégio Santo Agostinho, no centro da cidade. De acordo com o juízo da 1ª Zona Eleitoral, foram transferidas para o local as seções de números 53, 54, 67, 76, 77, 78 e 79.

Mudança das seções eleitorais foi determinada pela Justiça Eleitoral por causa da ocupação do IFG por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição 241, que estabelece um teto para os gastos públicos.

Em Anápolis, não houve mudança de seções eleitorais. Juntas Goiânia e Anápolis somam mais de 1,2 milhão de eleitores e 3.486 seções eleitorais.

(Agência Brasil)

Veja Também