Marconi cobra recursos da União

Governador defende cruzada para forçar governo federal a investir em segurança pública

Postado em: 08-11-2016 às 08h00
Por: Renato
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi cobra recursos da União
Governador defende cruzada para forçar governo federal a investir em segurança pública

Venceslau Pimentel

Para reforçar o caixa dos Estados para investimentos em segurança pública, o governador Marconi Perillo (PSDB) defendeu ontem uma cruzada para que o governo federal libere recursos para a área, para debelar o crescimento da criminalidade no país.

Marconi adiantou que iria reforçar esse pedido em encontro com o presidente Michel Temer. “O governo federal não põe nenhum tostão nessa área da segurança pública”, disse, citando que os recursos da União se limitam a investimentos nas Polícias Federal e Rodoviária Federal e as Forças Armadas, e nenhum centavo na segurança do cidadão. “Tudo o que é feito na segurança do cidadão, é feito com recursos dos estados”, disse.  

Continua após a publicidade

Em discurso durante a inauguração das obras do Núcleo Regional de Polícia Técnico-Científica de Aparecida de Goiânia (IML), o governador disse que o Estado, ao final deste ano, terá investido no setor R$ 3 bilhões, com contrapartida do Governo Federal não superior a R$ 10 milhões.

Por defender mudanças na área da segurança no Brasil, ele adiantou que vai reforçar o pedido à presidente do Supremo Tribunal Federal 9SRF), Cármem Lúcia, e o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que virão a Goiás em breve. “Nós vamos falar de novo essas coisas até que a gente consiga realmente mudar essa situação no Brasil”.

Para o governador, é papel da União colocar as Forças Armadas para vigiar as fronteiras, para evitar a entrada de drogas e armas contrabandeadas para o Estados. Por outro lado, que seja ao Banco nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) a concessão de empréstimos a países que permitem a produção de cocaína, crack, maconha, que acabam chegando ao Brasil.

Marconi também defendeu mais recursos para o sistema penitenciário, para a construção de novos presídios de segurança máxima. “Hoje eles (os recursos) são usados para formar superávit primário do Governo Federal”, sustentou. “Tem bilhões de reais parados, e a gente com falta de cadeias, de delegacias para cumprir o trabalho que as policias, competentemente fazem aqui no estado”. Nesse casos, ele defende a criação de um fundo com recursos federais, estaduais e municipais.

Governador quer que Maguito interceda por parcerias

Marconi destacou a parceria do Estado com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, na área da segurança pública, e solicitou ao prefeito Maguito Vilela (PMDB) que interceda junto às autoridades de Goiânia para que procedam da mesma forma.

Ele defendeu que o exemplo de Aparecida, que investe no setor e tem a sua Guarda Civil Metropolitana integrada com as forças de segurança do estado, sirva de exemplo. “Passe isso para as autoridades de Goiânia, prefeito, para que as autoridades de Goiânia façam a mesma coisa com a Secretaria de Segurança Pública”, disse, dirigindo-se a Maguito, presente na inauguração.

“Eu tenho certeza que o senhor será ouvido. Espero, já que o senhor é uma pessoa importante no seu partido. Peça a todas as autoridades que sigam o seu exemplo e sejam parceiros nossos com a Guarda Municipal”.

Durante a campanha eleitoral, o prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), disse por reiteradas vezes que a questão de segurança pública é atribuição do estado, diante de promessas de transformar a Guarda Municipal numa espécie de Secretaria Municipal de Segurança.

Maguito Vilela destacou a importância da obra como marcante para a história de Aparecida: “Marconi tem vindo inúmeras vezes a nossa cidade inaugurando obras, trazendo serviços e se fazendo presente aqui. Esse é o verdadeiro papel dos políticos”, disse.
 
As obras foram executadas pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). O projeto possui área de 1.411 m² de edificações, distribuídas em dois pavilhões. 

Veja Também