Segunda-feira, 01 de julho de 2024

José Eliton discute ações de combate à criminadade

Discutir e encaminhar ações articuladas entre governo e sociedade para coibir a criminalidade na região. Com esse propósito, o vice-governador e secretário

Postado em: 19-11-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: José Eliton discute ações de combate à criminadade

Discutir e encaminhar ações articuladas entre governo e sociedade para coibir a criminalidade na região. Com esse propósito, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, cumpriu agenda na sexta-feira, no evento SSP Com Você, que está sendo realizado no Setor Morada do Sol, na região Noroeste de Goiânia. Ele manteve audiências com lideranças comunitárias e políticas. O local também sedia a Conferência Municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida. As atividades seguem até o meio-dia de domingo (20).
José Eliton recebeu o presidente da Associação dos Moradores da região, Marcelo de Souza Correira. Na ocasião, respondeu demandas específicas dos moradores e destacou que as forças policiais estão intensificando as ações de combate à criminalidade na região. “Estamos cumprindo nossos compromissos com a população e, cada dia mais, implementamos ações para garantir segurança à comunidade”, afirma.
Na sequência dos atendimentos, o vice-governador e titular da SSPAP, recebeu alunos do Colégio da Polícia Militar de Goiás (CPMG) – Unidade Ayrton Senna, localizado no Jardim Curitiba. Eliton ressaltou que o Governo de Goiás valoriza, diariamente, a educação de qualidade. “Procuramos inserir princípios e valores fundamentais para moldar a cidadania em nossos estudantes”, disse.
Comandante da unidade de ensino, o tenente-coronel Eder Fernandes respaldou os investimentos do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária nos colégios militares. “São ações muito importantes para garantir ensino público de qualidade”, reconhece. Maria Neide, que é mãe de uma aluna do CPMG, elogiou as ações para garantir ordem e disciplina dentro das unidades de ensino.
O titular da SSPAP também recebeu a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás, delegada Silvana Nunes. Na reunião, que também contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, foram discutidas demandas relacionadas à categoria, bem como ações práticas para novas parcerias.
Moradora da região, Gabryella Luísa da Cruz Justo, de 11 anos, fez questão de apresentar demandas e elogiar as ações de combate à criminalidade no local. “Acredito que o Governo de Goiás está no caminho certo para atingir a tão sonhada paz social”, avalia José Eliton.
As atividades do SSP Com Você também incluem a intensificação do policiamento na região. A Polícia Militar e suas unidades especializadas deflagrou a Operação Inquietação, com bloqueios e exposição do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), além de policiamento ambiental, entre outros, já está em andamento, Polícia Civil, Procon, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Polícia Técnico-Científica oferecem diversos serviços, além do Vapt Vupt.

Lideranças políticas
José Eliton esteve reunido com os deputados estaduais Virmondes Cruvinel, Francisco Júnior e Santana Gomes. Eles apresentaram demandas e respaldaram a iniciativa. “É um programa que aproxima a população das forças de segurança”, avalia Virmondes. “É uma ação muito produtiva, uma vez que combate à criminalidade não se faz apenas com armas e homens, mas também com a participação das pessoas”, afirma Francisco. Para Santana Gomes, o programa da SSPAP reforça o compromisso do Governo de Goiás em proporcionar paz aos goianos. “O Estado faz sua parte. A abertura desse diálogo com os moradores da região é extremamente positivo”, garante.
 
Reforço
Nestes quatros dias, as forças policiais goianas intensificaram suas ações em todos os bairros da região. A PM trabalha com efetivo nas ruas, que inclui a presença do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAer), Choque. 1º Grupamento de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), Regimento de Polícia Montada (RPMont), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
A Polícia Civil, por sua vez, emite carteira de identidade e está com a Central de Flagrantes no 22º DP (Jardim Curitiba) com funcionamento 24 horas. Também apresenta os projetos Escola sem Drogas e Investigador Mirim, além de realizar força-tarefa nas delegacias da área para agilizar investigações.
 

Veja Também