Marconi comenta sobre desistência de ação com Iris

"A primeira coisa que deve acontecer numa relação administrativa é o republicanismo e o respeito entre as pessoas", afirma governador

Postado em: 17-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O governador Marconi Perillo (PSDB) falou ontem, durante a 20.ª edição do Governador Responde, sobre a decisão dele e do prefeito eleito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), de desistirem mutuamente das ações que moviam contra si na Justiça. “Iris e eu desistimos das ações porque queremos uma relação amistosa”, disse Marconi, que destacou ainda que “a primeira coisa que deve acontecer numa relação administrativa é o republicanismo e o respeito entre as pessoas”.  

“O debate de ideias deveria se sobrepor à mesquinharia, às agressões injustificadas e injustas. O que procurei estabelecer com o prefeito Maguito Vilela, com o prefeito de Anápolis João Gomes, do PT, com o Paulo Garcia de Goiânia, do PT, e com todos os prefeitos de Goiás foi uma relação respeitosa, convergente, republicana e isso também fiz com todos os governos federais com os quais eu convivi”, afirmou. “Eu e o prefeito Iris Rezende tomamos uma decisão, que partiu dele, de desistirmos de ações que um movia contra o outro. Julgamos  que, para que haja uma relação amistosa, nós deveríamos dar esse primeiro passo – e demos”, disse Marconi. 

O termo de desistência afirma que ele e Iris “ajustam e acordam exclusiva e mutuamente desistir das ações judiciais em curso, cíveis e criminais, que promovem entre si, tanto no polo ativo quanto no polo passivo, em todos os graus de jurisdição”. O documento assinado por ambos diz ainda que eles “aceitam a desistência mútua, a fim de que o ajuste ora entabulado possa ser homologado judicialmente e extintos sem julgamento de mérito os feitos da tramitação. 

Continua após a publicidade

O Termo de Desistência e Aceitação Mútuas de Ações Judiciais proposto por Marconi acorda ainda que ele e Iris arquem “cada qual com as despesas processuais dos advogados constituídos”, representados nas quatro ações ajuizadas pelo governador e pelo prefeito eleito. São três ações indenizatórias e uma queixa-crime, todas ajuizadas no Foro da Comarca de Goiânia. Com a assinatura do termo de desistência, as ações são arquivadas em definitivo. 

Marconi esclareceu dúvidas dos internautas sobre os diferentes assuntos da administração. Nesta edição, o governador falou sobre a aplicação dos recursos oriundos das receitas com a privatização da Celg, da Repatriação e do Programa de Austeridade Fiscal. “Todos os recursos resultantes da privatização, da repatriação e da economia que faremos com o Programa de Austeridade serão revertidos em benefício dos cidadãos goianos, em todo o Estado”, disse o governador. 

Marconi disse que o montande de R$ 1,1 bilhão que entrará nos cofres públicos estaduais com a venda da Celg Distribuição para a  multinacional italiana Enel serão aplicados em benefícios “para todos os municípios goianos” e que haverá melhora significativa no serviço de energia elétrica. “O leilão foi muito benéfico para Goiás”, afirmou o governador logo na primeira resposta às perguntas feitas em tempo real por seus seguidores do Facebook. O governador também comentou a decisão dele e do prefeito eleito de Goiânia Iris Rezende (PMDB) de retirarem mutuamente as ações judiciais impetradas um contra o outro.

Marconi afirmou que os recursos da repatriação já começaram a chegar a Goiás e que serão destinados exclusivamente para a área de saúde e educação. 

Veja Também