Assembleia inicia autoconvocação

Esta convocação foi necessária para apreciação de vários projetos da Governadoria, que se encontram em tramitação na Casa

Postado em: 17-12-2016 às 10h30
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assembleia inicia autoconvocação
Esta convocação foi necessária para apreciação de vários projetos da Governadoria, que se encontram em tramitação na Casa

A Assembleia Legislativa inicia nesta segunda-feira o período de autoconvocação. Esta convocação foi necessária para apreciação de vários projetos da Governadoria, que se encontram em tramitação na Casa, incluindo os projetos do Programa de Austeridade pelo Crescimento do Estado. A previsão é de que os trabalhos se estendam até a quinta-feira, dia 22, quando inicia-se o recesso. 

Estes projetos encontram-se em tramitação nas Comissões Técnicas, com pedido de vista para vários parlamentares.  Para a sessão ordinária de segunda-feira, 19, às 15 horas, cinco projetos da Governadoria estão prontos para serem votados em segunda votação.  

Continua após a publicidade

Estão em pauta a liquidação da Iquego, alterações na LDO, autorização para contratação temporária de professores, aglutinação de verba remuneratória nos salários da carreira de apoio fiscal-fazendário da Sefaz. E por último está em pauta as alterações e acréscimos nos textos das Leis nº 11.180 e 13.844, de 19 de abril de 1990 e 1º de junho de 2001, que regem os programas de incentivos fiscais do Governo.

Já aprovado em primeira fase, o projeto de lei de n° 3432/16, prevê a alienação de ações da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), até o limite de 49%, conforme consta a Lei. A matéria foi relatada nas comissões técnicas pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC).

De acordo com a propositura, a alteração tem como objetivo estender a autorização para oferecer como alternativa a liquidação da empresa, na forma da legislação federal aplicável ao caso. A lei se aplica tanto para a qualificação da gestão de seus ativos através de uma parceria privada com participação — em 49% do capital social da Iquego, quanto para a desmobilização dos mesmos.

Daí a necessidade dessa modificação, uma vez que essa alternativa não possuia atualmente com respaldo legal. O autor justifica que a medida é imprescindível, tendo em vista que a Iquego enquadra-se no Programa de Desmobilização e Gestão dos Ativos do Estado de Goiás.

Já o projeto de nº 3434/16 altera a Lei nº 13.664/00, que dispõe sobre a contratação de servidores temporários, por tempo determinado e para atender necessidade de excepcional interesse público

Ao acrescentar parágrafo único ao artigo 1º, a matéria objetiva limitar prazo máximo de três anos para a contratação temporária de professores para ocupar vagas decorrentes de aposentadoria, exoneração, demissão ou óbito.

A Governadoria explica que a impossibilidade de contratar professores temporários provoca constante interrupção no processo pedagógico das unidades escolares estaduais, e que a atual vigência de um ano de contratação e dois anos de afastamento para recontratação impedem o bom desempenho do professor. 

Também está em pauta o projeto que altera leis de nºs 11.180 e 13.844.

Os deputados também votarão, em segunda fase, o projeto de nº 3475/16, que faz ajustes na LDO. A modificação busca atualizar os valores do Resultado Nominal, da Dívida Pública Consolidada e da Dívida Consolidada Líquida, constantes na LDO, com reestimativa dos mesmos em função do novo cenário trazido pela proposta do Projeto de Lei Parlamentar – PLP 257/2016 -, que estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal e pela atualização do estoque da Dívida Pública decorrente da assunção da dívida da CELG-PAR junto à Caixa Econômica Federal. “No que diz respeito à Dívida Pública Consolidada, estamos prevendo um crescimento no montante inicialmente previsto de R$ 3, 165 bilhões em função do PLP 257/16 que teve seus efeitos antecipados por meio da validação pelo STF. 

Veja Também