Plano de Segurança torna País mais seguro, diz Eliton

Para ele, trata-se do ponto de partida para que o Brasil avance na garantia e implementação de políticas públicas de segurança pública

Postado em: 09-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Plano de Segurança torna País mais seguro, diz Eliton
Para ele, trata-se do ponto de partida para que o Brasil avance na garantia e implementação de políticas públicas de segurança pública

Da redação

O lançamento do Plano Nacional de Segurança, pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes, mereceu elogios do vice-governador e secretário de Segurança Pública José Eliton (PSDB). Para ele, trata-se do ponto de partida para que o Brasil avance na garantia e implementação de políticas públicas de segurança pública. “Esse plano merece o apoio de toda a sociedade brasileira, de todos nós que desejamos um país melhor e mais seguro”, afirma.

A minuta final do novo plano conta com três objetivos principais: reduzir homicídios, feminicídios e a violência contra a mulher; promover o combate integrado à criminalidade transnacional – enfrentamento a grandes quadrilhas que atuam no tráfico de drogas e armas, que são contrabandeadas de países vizinhos –, e a racionalização e modernização do sistema penitenciário brasileiro.

Continua após a publicidade

José Eliton lembra que grande parte do plano foi construída a partir de diálogo com os secretários de Estado e com setores que atuam diretamente na área de segurança pública. A exemplo dos comandantes das polícias. “Os secretários apresentaram as propostas e, dessas algumas foram acolhidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Um exemplo é o modelo de inteligência integrada, já implementada na SSPAP”, relata.

Sobre as críticas ao projeto apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes, José Eliton afirma que “a matéria é muito complexa e demanda toda uma análise estrutural dos problemas, mas precisamos de um ponto de partida que, a meu ver, é o lançamento desse plano”. Afirma, ainda, que o plano não é estático. “Todos os aperfeiçoamentos serão realizados a partir do início da sua execução”, relata o titular da SSPAP. 

Veja Também