Iris Rezende empossa mais auxiliares do primeiro escalão

Peemedebista ainda precisa preencher vagas da Amma, CMTC e IPSM

Postado em: 14-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris Rezende empossa mais auxiliares do primeiro escalão
Peemedebista ainda precisa preencher vagas da Amma, CMTC e IPSM

MARDEM COSTA JR.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), deu posse nesta sexta-feira (13), a sete secretários municipais em solenidade realizada no Paço Municipal. Ao contrário do primeiro anúncio, onde o perfil dos escolhidos era majoritariamente técnico, desta vez a maior parte dos escolhidos possuem filiação partidária, especialmente entre os partidos que lhe apoiaram durante ou após a disputa eleitoral do ano passado.

Iris, tal qual feito no último dia 2, ressaltou que os nomes escolhidos são dotados de “espírito público”, e que ele e a equipe “estão imbuídos dos melhores propósitos, dispostos a enfrentar muito esforço e luta”.  Rezende novamente enfatizou as dificuldades enfrentadas pela prefeitura. 

Continua após a publicidade

“Quando se assume uma administração regular é uma coisa, agora quando se assume uma administração que está a esperar cem vezes mais esforço que o normal, não é fácil e não me assusto com isso. Parece que foi o meu destino”, pontua. 

O peemedebista assegurou novamente a realização dos mutirões e a importância deles sanar questões do dia-a-dia, “Vamos resolver os problemas com a participação da população”.

A surpresa ficou por conta da Secretaria de Comunicação (Secom), ocupada por Luiz Felipe Gabriel. Proprietário do Instituto Verus, Gabriel foi coordenador de marketing da campanha de Iris para o Governo de Goiás em 2014. O jornalista Filemon Pereira, favorito para o cargo, foi escolhido secretário de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas. Pereira já foi assessor de imprensa da ex-deputada Iris de Araújo (PMDB) e exerceu o mesmo cargo nas últimas campanhas de Rezende.

Sebastião Peixoto, pai do deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) e do vereador Welington Peixoto (PMDB), continuará no Paço, agora como presidente do Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores (Imas). José Alício de Mesquita, assessor especial de Iris de 2005 a 2008, é o novo diretor-geral do Procon, cargo que já ocupou o cargo de 2010 a 2012.

A administração Iris Rezende ainda precisa escolher os titulares da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC) e do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSM), mas não há previsão de quando os nomes serão finalizados.

 

Três secretários são presidentes de partidos 

Presidente do diretório municipal do PR, o vereador Felisberto Tavares assumiu a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), órgão que enfrenta dificuldades estruturais para atuar nas ruas da cidade. Ao discursar em nome dos secretários empossados, Tavares sublinhou o desafio que a equipe escolhida enfrentará nos próximos anos e a honra de compor a administração de Iris Rezende. 

Com a ida do republicano para a SMT, Edson Automóveis (PMN) entra seu lugar na Câmara Municipal de Goiânia. O garageiro, vereador por dois mandatos, não foi reeleito em 2016, quando teve 4.297 votos. O PMN estava coligado com o PR no ano passado, quando os republicanos lançaram como candidato à prefeitura o deputado federal Delegado Waldir.

Também fazem parte do primeiro escalão de Iris os presidentes estaduais do PROS, Rodrigo Melo, e do PSDC, Alexandre Magalhães. Melo foi escolhido para a Secretaria de Administração (Semad) e Magalhães é o novo presidente da Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul). 

O PR e o PROS apoiaram Iris no segundo turno – a primeira apoiou Waldir e a segunda fazia parte da coligação da deputada estadual Adriana Accorsi (PT).  Os democrata-cristãos, por sua vez, estavam na chapa de Vanderlan Cardoso (PSB). 

Dos partidos contemplados na solenidade desta sexta-feira, o PSDC possui bancada de três parlamentares na Câmara (Anderson Bokão, Jair Diamantino e Kleybe Morais), o PROS tem dois (Tiãozinho Porto e Vinicius Cirqueira) e o PR conta apenas com Izídio Alves – egresso do PMDB.   

Veja Também