Jovair continua saga rumo à presidência da Câmara

Petebista já visitou seis cidades desde o último dia 11 e a expectativa é que o ritmo se intensifique até às vésperas da eleição

Postado em: 17-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Jovair continua saga rumo à presidência da Câmara
Petebista já visitou seis cidades desde o último dia 11 e a expectativa é que o ritmo se intensifique até às vésperas da eleição

Mardem Costa Jr.

O deputado Jovair Arantes (PTB) continua viajando pelo País, com objetivo de conquistar apoios de colegas de Parlamento, prefeitos e governadores para a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Seis cidades já foram visitadas desde o último dia 11 e a expectativa é que o ritmo se intensifique até às vésperas da eleição, prevista para o dia 2 de fevereiro.

O petebista esteve ontem em Porto Alegre (RS) e no final de semana visitou Vitória (ES) e Florianópolis (SC). Na capital do Rio Grande do Sul, Arantes reuniu-se com o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), a ex-governadora e deputada federal Yeda Crusius (PSDB) e membros da bancada gaúcha – uma das maiores da Câmara, com 31 parlamentares. Já na capital capixaba, Jovair reuniu-se com colegas de Câmara e com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB) e na capital de Santa Catarina, teve um encontro com Gean Loureiro (PMDB), prefeito da cidade. 

Continua após a publicidade

A mudança administrativa é a principal plataforma do petebista, que critica a forma como o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), conduz a instituição. O parlamentar espera angariar apoios entre os colegas descontentes com a gestão Maia e entre os membros do chamado baixo claro – grupo de parlamentares com pouca ou nenhuma expressão que reúne cerca de 300 deputados.

“Nós estamos atravessando o pior momento da Câmara, então temos que ter muito trabalho e mostrar muita coragem para mudar o perfil de entendimento que a sociedade brasileira tem. O povo precisa entender que o elo mais importante é o legislativo através da Câmara e nosso objetivo entre as mudanças é colocar mais clareza e transparência”, avalia.

Polêmica

Jovair Arantes admitiu em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo” que colocará em votação o projeto que prevê anistia ao crime de caixa dois. A medida, que chegou a ser pautada, ficou em segundo planos após a repercussão negativa junto à opinião pública. No entanto há uma pressão, especialmente do baixo clero, para que a votação ocorra o quanto antes, com o avançar das delações premiadas de executivos de empreiteiras no âmbito da Operação Lava Jato.

O petebista também deu a entender que terá uma postura corporativista em relação a processos de cassação e as consequências da Lava Jato, alegando que vai buscar “o direito dos deputados”. Questionado sobre sua relação com o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB), Jovair, tal qual quando entrevistado na semana passada por O HOJE, foi evasivo. O deputado disse que o envolvimento com Cunha era natural, por ser líder do PTB na Câmara.

Rosso

Cada vez menos prestigiado dentro do próprio PSD, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) começa a dar sinais de que deixará a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, apesar de ainda negar a possibilidade. O deputado candango encaminhou mensagem aos deputados do partido na qual sugere que fiquem à vontade para avaliar os outros candidatos.

“Gostaria de deixar nosso futuro líder, Marcos Montes, e a nossa honrada bancada à vontade para, se caso entenderem, avaliar outras alternativas e caminhos que possam, de fato, reaproximar a Câmara do povo brasileiro e dar à Casa o respeito e a admiração da sociedade”, assevera.

 

Veja Também