Marconi vai receber Iris no Palácio Pedro Ludovico

Peemedebista e tucano tratarão de demandas e parcerias administrativas entre Estado e município

Postado em: 20-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi vai receber Iris  no Palácio Pedro Ludovico
Peemedebista e tucano tratarão de demandas e parcerias administrativas entre Estado e município

Mardem Costa Jr. 

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), terá hoje a primeira audiência com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), depois de ter sido eleito pela quarta vez gestor da capital, em outubro. No encontro, que será realizado no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Iris deve pontuar demandas sobre vários setores a Marconi e acertar possíveis parcerias governamentais.

Rivais políticos históricos, o tucano e o peemedebista voltam a se encontrar dez anos depois ocupando os mesmos cargos, mas em uma conjuntura política e econômica delicadas, agravadas por medidas equivocadas tomadas pela ex-presidente Dilma Rouseff (PT), que caiu após um longo e traumático processo de impeachment. 

Continua após a publicidade

Apesar das medidas de ajuste fiscal tomadas desde o final de 2014, o Estado terá um ano com orçamento com R$ 1 bilhão a menos em relação a 2016. O caso da prefeitura, por sua vez, ainda é mais delicado.  A gestão do ex-prefeito Paulo Garcia (PT) teria deixado uma dívida de cerca de R$ 800 milhões e vários órgãos importantes sucateados, além de servidores com salários atrasados – caso da Saúde.

Saneamento

A possibilidade de municipalização água e esgoto, aventada por Rezende durante a campanha, não deve ser discutida na ocasião, mas deve ser uma ponta de lança entre PSDB e PMDB. Iris manterá pessoalmente uma postura neutra, cabendo a seus aliados os ataques incisivos. 

Os peemedebistas criticam a renovação da concessão dada à Saneamento de Goiás S/A (Saneago) pela Prefeitura de Goiânia para explorar o saneamento básico na capital, alegando que a empresa não teria investido o necessário para a universalização dos serviços e que o município teria condições de fazê-lo a um custo menor para a população. A renovação foi feita antes de o atual contrato expirar, o que acontecerá em 2023.

A Saneago, por sua vez, pondera que um rompimento do contrato demandaria uma indenização vultosa dos investimentos efetuados pela estatal, além de prejudicar diretamente outras cidades da Região Metropolitana de Goiânia, como Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade.

Governador propõe formação de consórcios municipais 

O governador Marconi Perillo sugeriu aos 28 prefeitos com os quais se reuniu em audiências individuais ontem no Palácio das Esmeraldas que formem consórcios municipais para baratear os custos das obras de melhoria e pavimentação das ruas e avenidas de suas cidades. “Com o consórcio é possível fazer mais asfalto, com um custo menor”, disse.

Marconi também garantiu aos gestores que o Estado firmará convênios para repasses de recursos, em duas parcelas: uma este ano e outra em 2018, e que os mesmos serão cumpridos à risca. A pavimentação é uma das principais demandas dos prefeitos, devido à precariedade da malha viária urbana da grande maioria das cidades goianas.

Veja Também