Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Marconi e Iris pacificam atritos em torno da Saneago

Governador e prefeito de Goiânia sustentam que divergências políticas se encerraram com a eleição de 2016, e que o momento é de firmar parcerias administrativas de interesse da população

Postado em: 21-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Marconi e Iris pacificam atritos em torno da Saneago
Governador e prefeito de Goiânia sustentam que divergências políticas se encerraram com a eleição de 2016, e que o momento é de firmar parcerias administrativas de interesse da população

Venceslau Pimentel

Ogovernador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), iniciaram ontem (20) conversações em torno da Saneamento de Goiás (Saneago), cuja concessão deve mesmo continuar com o Estado por mais 30 anos. Em reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, os dois conversaram sobre parcerias administrativas sobre assuntos de interesse da capital, com promessa de superação de divergências de caráter político.

A prorrogação da concessão dos serviços da Saneado, cuja lei foi sancionada em abril do ano passado, pelo então prefeito Paulo Garcia (PT), em ato no Paço Municipal que contou com a participação de Marconi, foi um dos temas mais polêmicos durante a campanha eleitoral de 2016. De início, Iris avisou que suspenderia os efeitos da lei, por meio de ação judicial, que vigoraria a partir de 2003, já que o atual contrato segue valendo até 2022.

Continua após a publicidade

Depois de eleito, o peemedebista amenizou o tom de seu discurso sobre o assunto, embora o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Agenor Mariano, tenha colocado lenha na fogueira logo que assumiu o cargo, ao dizer que a Saneago seria um entrave para o desenvolvimento de Goiânia.

Em entrevista à imprensa após a reunião, indagado em que pé estaria a discussão sobre a Saneago, Iris disse que o governador já havia iniciado a discussão do processo, com a abertura de canal direto com a direção da companhia, presidida por José Carlos Siqueira. Adiantou que já havia enviado o ofício ao governador sobre o assunto. “Hoje consolidou parceria, para apreciação, estudo e modificação, se o Estado se convencer disso, da lei aprovada pela Câmara”, frisou.

Marconi afirmou que o assunto será discutido, de forma técnica e em alto nível, com Iris, e com técnicos da Prefeitura e da Saneago. “Estamos à disposição para começarmos esse debate imediatamente. Não há porque fugir a esse debate”, reconheceu, ao mesmo tempo em que relacionou obras e serviços executados pela companhia, em Goiânia. Citou que foram construídos 600 quilômetros de rede de esgoto só na região Noroeste da capital, e sustentou que a região metropolitana tem garantido o de abastecimento de água por décadas, por conta do sistema produtor Mauro Borges e da barragem do ribeirão João Leite.

Aaaaaa

Em meio ao embate que se estabeleceu em torno da Saneago, o governador nada é parede que não possa ser removida. “Nós somos do diálogo e estamos à disposição. E eu tenho certeza que não haverá qualquer obstáculo maior na relação minha com prefeito Iris. Teremos e temos uma compreensão muito grande da importância deste e de outros temas que vão, ao longo desse tempo, ser debatidos e que são importantes para a cidade”.

Na presença da imprensa, reunida na Sala da Situação, os dois demonstram que estão abertos ao diálogo, ao trocarem elogios mútuos. Marconi disse que Iris é um prefeito diferenciado, destacando a sua biografia de vereador, deputado, prefeito, ministro e governo do Estado. Ao classificar o peemedebista de líder, afirmou que o convite feito ao vice-governador José Eliton (PSDB) e a convocação ao secretariado para recepcioná-lo se deram em razão do respeito que disse ter por ele.

Por sua vez, o prefeito, que estava acompanha de seu chefe de gabinete Paulo Ortegal, disse ter ficado surpreso com a recepção e revelou que decidiu antecipar a sua ida ao encontro do governador ao tomar conhecimento de que ele pretendia visitá-lo no Paço. “Uma coisa que não posso desconhecer é a hierarquia”, justificou. “Daí o nosso interesse de realizar nessa cidade um trabalho conjunto. Sei que o Governo é dirigido com espírito publico e, consequentemente, o objetivo do governo e o da prefeitura é servir a população”, frisou. 

Prefeito leva dois pleitos ao governador 

O prefeito Iris Rezende adiantou ter feito os primeiros pedidos ao governador Marconi Perillo, que os atendeu de imediato. Um deles foi a disponibilização, por parte do Estado, dos programas do Sistema Eletrônico de Protocolo (Sepnet), Modelo de Gestão do Plano Plurianual e Execução Orçamentária e Financeira (Siofnet), desenvolvidos pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O desenvolvimento de softwares vão gerar uma economia aos cofres do município.

O governador colocou também à disposição do município toda a equipe estadual da área de Meio Ambiente e Cidades, para discussão do novo Plano Metropolitano, além de todas as informações a respeito de projetos de saneamento básico em Goiânia. “Compreendemos pela experiência que temos, pelo nível de maturidade que temos, a importância de estabelecermos relações convergentes, maduras, inteligentes, que possam efetivamente contribuir com o futuro da cidade”, reiterou. Em seguida, colocou a sua equipe à disposição do prefeito para tratar de assuntos referentes a Goiânia.

Tanto Marconi quanto Iris procuraram minimizar os efeitos do acirrado debate durante a campanha eleitoral de 2016. O governador destacou a importância da redução do tempo da campanha, o que, segundo ele, facilita as relações administrativas, uma vez que no debate eleitoral os ânimos se exaltam. “Passada a eleição, é preciso unir, juntar força, juntar todas as forças e energias positivas em favor de um projeto maior”.

O governador lembrou ter disputado o governo com Iris por três vezes (1998/2010 e 2014), “sempre mantendo alto nível e respeito pessoal, e é por isso que hoje eu fiz questão de convidar o vice-governador e convocar o primeiro escalão do governo em peso para recebê-lo e, ao mesmo tempo, para se comprometer em colaborar com o senhor em tudo aquilo que necessitar”.

Da mesma forma, Iris defendeu que as divergências em época de eleição não podem influenciar a ação de governantes que têm responsabilidade administrativa. “Senti que eu e o governador Marconi vamos realizar em Goiânia e vamos dar um exemplo aos prefeitos das capitais de outros estados”, aposta. 

Veja Também