PSD descarta Rosso e deve fechar com Rodrigo Maia

Parlamentares da legenda almoçaram ontem com o presidente da Câmara

Postado em: 24-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: PSD descarta Rosso e deve fechar com Rodrigo Maia
Parlamentares da legenda almoçaram ontem com o presidente da Câmara

MARDEM COSTA JR.

Após a cúpula do PSD ter agido para esvaziar a candidatura de Rogério Rosso (PSD-DF), a bancada do partido reuniu-se ontem (23) com Rodrigo Maia (DEM-RJ) num almoço na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados para definir o apoio da sigla ao democrata, candidato à reeleição após um mandato-tampão. A postulação do democrata está garantida, após uma liminar proibindo-o de disputar a eleição para o comando da Casa ter sido derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1)

A expectativa, segundo o líder do PSD na Câmara, Marcos Montes (MG), é que a legenda anuncie hoje (24) o caminho que adotará, mas o apoio a Maia é o mais garantido, sobretudo por contar com a simpatia no presidente licenciado do partido e ministro das Comunicações, Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab.

Continua após a publicidade

Segundo bastidores, os pessedistas teriam exigido do parlamentar fluminense espaço na Mesa Diretora da Câmara e na relatoria de importantes comissões temáticas da Casa, como a de Educação e da. O PSD possui 37 deputados e pode formar bloco com outras siglas aliadas ao presidente para ganhar força.

A possível definição pró-Maia do PSD acelera ainda mais a decadência do Centrão – grupo de deputados do partido, do PP, PTB, PR e legendas nanicas – criado e consolidado pelo ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e fundamental para sua eleição à presidência da Câmara em 2005.

O primeiro a “abandonar o barco” foi o PR, que também vai apoiar Rodrigo Maia. A tendência é que o PP também adira ao candidato à reeleição. O esfacelamento do grupo sepulta definitivamente a influência de Cunha, que deu starte para o proce ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Outro partido propenso a apoiar Maia é o PTN. A legenda, com 13 deputados, também reuniu-se com o democrata na residência oficial do presidente da Câmara e deve conversar com o goiano Jovair Arantes (PTB) antes de tomar a decisão.

Jovair

Com o PSD praticamente definido, Jovair Arantes (PTB-GO) perde força, mas existe a possibilidade de Rosso desistir da disputa para apoiar Arantes. A lacuna ficou aberta quando o pessedista esteve no lançamento da candidatura do petebista, no último dia 10. “Em política, as coisas são como nuvens”, disse na ocasião.

O petebista conta hoje apenas com o apoio do próprio partido, o PTB, e de alguns parlamentares de outras legendas. No entanto, caso queira ser eleito, Jovair precisa agregar o apoio de 257 colegas – metade dos 513 deputados. Com a consolidação da candidatura de Rodrigo Maia, é um desafio improvável, mas não impossível. 

Veja Também